MEC/Divulgação
MEC/Divulgação

Hospital universitário de MS é o único a oferecer exames de Holter e Mapa pelo SUS

Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, adquiriu 20 novos equipamentos que serão utilizados em diagnóstico de doenças cardíacas

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, passou a ser a única unidade de saúde pública do estado a oferecer exames de Holter e de Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os aparelhos serão utilizados no diagnóstico de doenças cardíacas.

O hospital recebeu 20 novos equipamentos, sendo nove gravadores de Holter, dez gravadores de Mapa e uma central de Mapa. Os recursos para aquisição vieram do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que destinou um investimento de R$ 185 mil para a unidade. 

O exame de Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial verifica a pressão arterial de forma mais aprofundada, avaliando o paciente por um período de 24 horas, enquanto o sistema Holter registra a atividade elétrica do coração de maneira contínua, pelo mesmo período de tempo. Além de beneficiar os pacientes, os equipamentos auxiliam na formação de estudantes e residentes da área de Saúde.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.