Vacina Gripe - Foto: Prefeitura de Sorocaba
Vacina Gripe - Foto: Prefeitura de Sorocaba

Goiás inicia nesta segunda-feira (12) a Campanha de Vacinação contra a Gripe

Público-alvo da primeira fase são crianças de seis meses até seis anos incompletos, gestantes, mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias, população indígenas e trabalhadores da saúde

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Goiás inicia nesta segunda-feira (12) a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Em parceria com o Ministério da Saúde, a ação acontece paralelamente em todo o território nacional. O público-alvo da primeira fase da campanha são crianças de seis meses até seis anos incompletos, gestantes, mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias, população indígena e trabalhadores da saúde.

A meta é imunizar 90% desse público e para isso, a Secretaria de Estado de Saúde já distribuiu 245,6 mil doses de vacinas aos municípios goianos – quantidade suficiente para dar início a vacinação. Conforme mais doses forem chegando do Ministério da Saúde, as cidades serão abastecidas.

Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento pessoal e caderneta de vacinação.

Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (12)

Dia do infectologista: municípios sofrem com a falta de profissionais

A vacina da gripe é segura e protege contra os vírus da Influenza A/H1N1, A/H3N2 e B. Ela pode ser administrada com outras doses de rotina e com medicamentos. No entanto, devido à ausência de estudos sobre a coadministração entre imunização contra gripe e contra Covid-19, os especialistas em saúde não recomendam tomar as vacinas simultaneamente, devendo respeitar um período de 14 dias entre as doses. 

A segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe começa em 11 de maio e será direcionada aos idosos com 60 anos ou mais e aos professores. A terceira e última etapa está prevista para começar em 9 de junho com foco nas pessoas com doenças crônicas, deficiências, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviários, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, jovens em medida socioeducativa e forças de segurança.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.