LOC.: Repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tiveram aumento de 17% no primeiro trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020.
O especialista em orçamento público, César Lima, explica que o aumento dos repasses do FPM pode estar relacionado à alta generalizada de preços que houve em 2020. Segundo ele, o repasse poderá aumentar ao longo do ano, caso a inflação se mantenha elevada.
TEC./SONORA: César Lima, especialista em orçamento público.
“Se continuar havendo essa alta generalizada de preços, como ocorreu alguns meses atrás, pode ser que a arrecadação aumente e que o valor distribuído pelo FPM também aumente. Mas isso não necessariamente se dará pelo acréscimo da arrecadação, mas pela inflação que eleva os preços e o governo arrecada mais.”
LOC.: Segundo o consultor da Confederação Nacional dos Municípios, Eduardo Stranz, não há uma destinação específica para aplicar os recursos do FPM, mas a maioria dos municípios os utiliza para custear os serviços da prefeitura.
TEC./SONORA: Eduardo Stranz, consultor da CNM.
“Para 90% dos municípios brasileiros, o FPM é muito importante porque ele é o recurso para manutenção da prefeitura e dos serviços públicos. É um recurso livre, utilizado para pagar o material de consumo, para os veículos, salários dos funcionários públicos.”
LOC.: Confira as análises do FPM no site Brasil61.com.
Reportagem, Paloma Custódio
LOC.: Repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tiveram aumento de 17% no primeiro trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020.
O especialista em orçamento público, César Lima, explica que o aumento dos repasses do FPM pode estar relacionado à alta generalizada de preços que houve em 2020, uma vez que o cálculo do fundo é feito com base na arrecadação líquida do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados dos dez dias anteriores.
Segundo ele, o repasse do FPM poderá aumentar ao longo do ano, caso a inflação se mantenha elevada.
Reportagem, Paloma Custódio