FÉRIAS: Bombeiro do TJPA recomenda cuidados a quem vai viajar

O corpo de Bombeiros estará  com unidades de atendimento em todos os balneários do estado. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: O Pará tem muitas opções de lazer nesse período de férias escolares. Praias, rios, lagos e igarapés recebem boa parte da população que busca diversão para toda a família, mas alguns cuidados, tanto para quem vai viajar como para quem vai ficar na capital, são necessários. Segundo o Subtenente Bombeiro Militar Nilson Amaral, lotado no Tribunal de Justiça do Pará, 80% dos casos de incêndios são causados por panes elétricas.
 
SONORA: Subtenente Bombeiro Militar, Nilson Amaral.  
 
“É quando a pessoa sai de sua casa e deixa algum equipamento elétrico ligado e, com isso, pode ocorrer uma sobrecarga no sistema e causar um curto circuito. 80% dos incêndios são causados pela parte elétrica, porque alguém cometeu o que nós chamamos de ato inseguro,  que é deixar equipamento ligado, por esquecimento mesmo, e sair, e não ter aquele cuidado especial que deve ter”.
 
REPÓRTER: O subtenente Bombeiro Militar Nilson Amaral faz um importante alerta sobre o bom uso do aparelho celular e os cuidados com os demais equipamentos eletrônicos.
 
SONORA: Subtenente Bombeiro Militar, Nilson Amaral.
 
O celular é um  outro fator, são dois fatores que tem: um. A pessoa que não consegue ficar longe do celular nem por um minuto,vai pra sua cama, coloca o celular carregando e começa a falar, e mesmo assim adormece e o celular fica lá super aquecendo. Pode gerar fogo? Pode. O outro fator envolvendo a parte elétrica é os equipamentos que ficam ligados, computador, televisor, tudo no próprio sistema, onde poderá ocorrer uma sobrecarga e acontecer o curto circuito na residência.” 
 
REPÓRTER:  Salinas, Marudá, Mosqueiro e Ilha de Marajó estão entre as  praias mais visitadas no período de férias. Segundo dados do Ministério da Saúde, todos os anos, no Brasil, mais de 1.100 crianças na faixa de cinco a nove anos, morrem vítimas de afogamentos. O Bombeiro Militar Nilson Amaral ressalta os cuidados necessários  que todos devem ter com as crianças. 
 
SONORA: Subtenente Bombeiro Militar, Nilson Amaral.
 
Em relação às crianças também é uma grande incidência de ocorrência com crianças perdidas na praia, então a gente recomenda que se você é pai e você ama seu filho, não deixe seu filho ir sozinho tomar banho, fique com seu filho, se você vai pra praia pra se divertir, pra beber, vá sozinho, não leve a criança”.
 
REPÓRTER:  De acordo com o Subtenente Bombeiro Militar Nilson Amaral é necessário que todos que saírem de férias façam a revisão completa no veiculo, nos equipamentos de segurança, pneus e tudo aquilo que deixará as férias tranquilas. O corpo de Bombeiros vai estar com unidades de atendimento em todos os balneários do estado. Em caso de emergência, principalmente nas estradas, qualquer pessoa pode acionar o Corpo de Bombeiros, independente da localidade, basta ligar para o número 193.
 
Reportagem, Storni Jr.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.