Data de publicação: 29 de Abril de 2021, 11:15h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:32h
O Instituto Butantan começou a produzir, nesta quarta-feira (28), o primeiro lote de 18 milhões de doses da Butanvac. Trata-se da primeira vacina nacional contra o coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria.
A Butanvac é o primeiro imunizante do tipo produzido integralmente no Brasil, ou seja, sem a necessidade de importação da matéria-prima, como ocorre atualmente. Segundo Doria, na primeira etapa, o Butantan vai fabricar 18 milhões de doses da vacina pronta para o uso na primeira quinzena de junho.
Ainda segundo o governador, a produção vai chegar a 40 milhões de doses. No entanto, a capacidade de produção da fábrica do Butantan é para 100 milhões de doses até o final deste ano. Doria destacou, ainda, que, “no ritmo que o Butantan tem trabalhado, se houver velocidade na aprovação da Anvisa, ainda neste ano o Butantan poderá produzir até 150 milhões de doses da Butanvac.”
Laboratórios veterinários podem fabricar vacinas para Covid-19, decide Senado
Covid-19: Ministério da Saúde divulga orientações para vacinação do grupo de comorbidades
A tecnologia para obter o IFA da Butanvac já está disponível na fábrica de vacinas contra a gripe do Butantan, e usa o cultivo de cepas em ovos de galinha, que gera doses de vacinas inativadas, feitas com fragmentos de vírus mortos.