Data de publicação: 23 de Novembro de 2017, 03:12h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
Vilhena é um importante município de Rondônia. É conhecido como Portal da Amazônia, em razão de estar localizado na entrada da região Amazônica Ocidental. Por ser uma cidade polo, o Hemocentro de Vilhena é bastante requisitado por moradores de outras cidades vizinhas, como Campos de Julho, Comodoro e Cafezal. A pressão por ser um centro de referência faz com que os estoques de bolsas de sangue caiam bastante, principalmente no final de ano. Mais uma vez, o hemocentro pede o apoio da população de Vilhena e das cidades vizinhas para doarem sangue. A assistente social responsável pela captação de doadores, Michele Toledo, lembra que o sangue não é comprado, é doado.
“Eu queria aqui deixar um convite para toda a população de Vilhena e região, por que a gente tem vivido num tempo que quase tudo se compra, mas a vida não. Então se alguém precisar de sangue é através de doador, de uma pessoa que se disponibilize a salvar a vida de alguém, que esteja bem próximo. O sangue, ele não é comprado, ele não é substituído por nenhum medicamento. Ele tem que ser doado.”
LOC.: A técnica em enfermagem Roseni Guti, de 43 anos, precisou de sangue depois de uma cirurgia para a retirada de um mioma. A operação foi um sucesso graças, em parte, à transfusão de sangue que recebeu. Roseni trabalha no próprio hemocentro e conheceu o doador que salvou a sua vida. Na oportunidade, a técnica agradeceu o gesto de seu doador. A moradora do Bairro Jardim das Oliveira fica emocionada toda vez que conta a história. Hoje, ela pode curtir o marido, os três filhos e a netinha que acabou de chegar. Roseni faz um apelo para que vidas continuem sendo salvas.
“Eu convido todos os vilhenenses para vir até o hemocentro. Não é demorado. É tudo muito rápido. Eu sei que o tempo, a gente anda numa correria, não tem muito tempo, mas dedique um minuto da sua vida pra fazer esse ato de caridade, porque hoje é alguém que tá lá precisando, muita gente hospitalizada. Aqui em Vilhena acontece muito acidente. Às vezes, a gente tá fora, não tem noção do que acontece lá dentro do hospital. Amanhã pode ser um seu, a pessoa que você mais ama, ou você tá precisando. E só quando a gente precisa que a gente vê o valor.”
Vá ao hemocentro de Vilhena e faça sua doação. A unidade funciona de segunda a sexta-feira das sete da manhã à uma hora da tarde. Na quarta-feira o atendimento é o dia inteiro, das sete da manhã às seis horas da tarde. O hemocentro está localizado na Avenida Jusato, Bairro Jardim América, número 405. Se você tiver alguma dúvida, ligue 3221-1297. Repetindo, 3221-1297. Doe sangue regularmente e ajude quem precisa. Mais informações sobre a doação, acesse saude.gov.br/doesangue.