Brasil - undefined·16 de maio de 2018

TSE: Mais de 8,2 milhões de pessoas foram atendidas pelos cartórios antes do fechamento do cadastro eleitoral

<p>Os cart&oacute;rios anotaram cerca de 1,8 milh&atilde;o de pedidos de novas inscri&ccedil;&otilde;es eleitorais durante esses 60 dias. Com o t&iacute;tulo na m&atilde;o, esses cidad&atilde;os est&atilde;o aptos a votar nas Elei&ccedil;&otilde;es Gerais de 2018.</p>

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:02:01

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que nos dois meses anteriores à data de fechamento do cadastro, na última quarta-feira ,9, mais de 8,2 milhões de eleitores procuraram os cartórios eleitorais espalhados pelo país para fazer sua inscrição eleitoral, transferir ou atualizar os dados do título. Somente nos três últimos dias anteriores ao prazo-limite, foi registrado um pico de mais de 1,5 milhão de atendimentos.

Os cartórios anotaram cerca de 1,8 milhão de pedidos de novas inscrições eleitorais durante esses 60 dias. Com o título na mão, esses cidadãos estão aptos a votar nas Eleições Gerais de 2018. Pela Constituição Federal, a inscrição eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros maiores de 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. Já a transferência de domicílio foi solicitada nos cartórios eleitorais brasileiros por mais de 1,5 milhão de eleitores.

Os cartórios também receberam quase cinco milhões de eleitores para fazer a atualização dos dados, incluindo pedidos de alteração de informações pessoais, requerimentos para inclusão no título do nome social de travestis e transexuais, e solicitações de atendimento especial no dia da eleição para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Em todo o país, pouco mais de 85 mil pessoas solicitaram a segunda via do título de eleitor. O eleitor que perdeu ou extraviou o documento tem até dez dias antes do pleito para requerer a segunda via de forma gratuita. Para isso, ele deve ir ao cartório eleitoral do município, portando documento de identidade. Poderá também baixar, gratuitamente e a qualquer tempo, a via digital do título por meio aplicativo e-Título, disponível nas lojas Google Play e Apple Store.

 
Com informações do TSE, reportagem, Storni Jr. 
SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page