Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 19 de Janeiro de 2022, 17:55h, atualizado em 19 de Janeiro de 2022, 22:09h
LOC.: O estado do Tocantins registrou alta nos casos de dengue, chicungunha e zika entre 2020 e 2021. No ano passado, foram notificadas quase 10 mil infecções por dengue; um aumento de 426% em relação a 2020. O dado é da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Segundo a Gerência de Vigilância das Arboviroses do Tocantins, 52 municípios estão em situação de alerta e 19 em situação de risco, com elevados índices de infestação do mosquito Aedes aegypti. As regiões mais críticas são Amor Perfeito, Cerrado Tocantins Araguaia e Cantão.
A gerente de Vigilância das Arboviroses, Christiane Bueno Hundertmarck, afirma que o estado monitora constantemente os casos para desenvolver ações que minimizem a transmissão dessas doenças.
TEC./SONORA: Christiane Bueno Hundertmarck, gerente de Vigilância das Arboviroses
“Nós temos ações de web conferências e vídeo conferências; a realização de pulverização espacial, ou seja, a UBV pesada nos municípios; as atividades de assessoria técnica nos municípios; tivemos a semana de mobilização para que os municípios estivessem se articulando e desenvolvendo ações no intuito de realizar ações preventivas e de controle do vetor, assim como a sensibilização da população para que elas estejam somando esforços com o serviço público.”
LOC.: O combate ao Aedes aegypti, transmissor das três doenças, é a principal forma de prevenção. Campanha do Ministério da Saúde orienta que as medidas para evitar água parada sejam incorporadas na rotina da população, como explica o coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses da pasta, Cássio Peterka.
TEC./SONORA: Cássio Peterka, coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde
“A grande importância de combater o mosquito é que não teremos pessoas doentes se não tivermos muitos mosquitos. Então a campanha desse ano ela traz à tona a questão de cada um buscar a responsabilidade dentro do seu quintal, do seu local de trabalho e utilizar dez minutos da sua semana para que ele faça uma revisão nos principais locais onde possam ter criadouros do mosquito e elimine esses criadouros, não deixe que o mosquito nasça.”
LOC.: Para evitar a proliferação do mosquito, a população deve checar calhas, garrafas, pneus, lixo, vasos de planta e caixas d’água. Não deixe água parada. Combata o mosquito todo dia. Coloque na sua rotina.