
LOC.: A Esplanada dos Ministérios ficou pequena para a quantidade de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que passaram por Brasília, neste 7 de Setembro.
Milhares de pessoas partiram de seus estados e se encontraram na Esplanada para apoiar, em suas palavras, a "liberdade" do governo de Jair Bolsonaro, a Constituição e a Democracia.
O representante comercial, Belini, morador de Franca, São Paulo, estava entre eles.
TEC./SONORA: Belini, representante comercial, Franca (SP).
“É a Nação, é o Povo, é a Liberdade. É tudo isso. Liberdade é tudo! É o que nós precisamos e é o que o nosso presidente Jair Bolsonaro está buscando para todos nós”.
LOC: O agricultor Otávio Oliveira, de Luiz Eduardo Magalhães (BA), viajou até Brasília e sua participação nos atos de 7 de Setembro teve sentimento de reafirmação do voto concedido ao presidente Jair Bolsonaro nas últimas eleições. Para ele, os ministros do Supremo Tribunal Federal estão interferindo no Poder Executivo de forma negativa.
TEC./SONORA: Otávio Oliveira, Agricultor, de Luiz Eduardo Magalhães (BA)
“Temos que comemorar a Pátria, mas estamos indignados de ter de vir aqui. Já fomos às urnas e temos de reafirmar o que a gente quer. Tivemos de vir aqui de novo. O pessoal (STF) não está cumprindo a regra e a gente tem de vir para dar o aviso.”
LOC: A pernambucana, Gênova Suzi, moradora de Recife (PE), esbanjou simpatia pelos gramados da Esplanada, dançou, cantou e tremulou com orgulho as bandeiras do Brasil e de Pernambuco. Ela também pedia por liberdade ao governo de Jair Bolsonaro.
TEC./SONORA: Gênova Suzi, moradora de Recife (PE)
“Se nós estivermos, nesse momento, pedindo por nossa liberdade, pedindo para que esses ratos de esgoto saiam desses porões, nós não vamos conseguir nada nunca”.
LOC: Por volta de 10h30 da manhã, o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou a Esplanada de helicóptero e foi ovacionado pelo público. Em seguida, o presidente discursou em cima de um carro de som. Em tom forte, Jair Bolsonaro reafirmou seu compromisso em "defender" a Constituição.
TEC./SONORA: Jair Bolsonaro, presidente da República
“Não vamos mais admitir pessoas, como Alexandre de Moraes, continuem a açoitar a nossa Democracia e desrespeitar a nossa Constituição”.
LOC: De acordo com o Governo do Distrito Federal, as comemorações ao 7 de Setembro e as manifestações favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro foram realizadas sem nenhuma ocorrência grave.
Reportagem, Cristiano Ghorgomillos