Saúde - undefined·19 de janeiro de 2015

TEFÉ (AM): Apenas 1% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no municípío

<p><span style="font-size: medium;">Meta do minist&eacute;rio da Sa&uacute;de &eacute; de imunizar 75% das meninas entre 11 e 13 anos, com segunda dose da vacina contra HPV, que est&aacute; dispon&iacute;vel nos postos de sa&uacute;de, de Tef&eacute;</span></p>

Por Agência do Rádio
Ouvir ·

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

REPÓRTER: O município de Tefé, no Amazonas, não superou a meta do Ministério da Saúde sobre vacinação contra o vírus HPV. Dados do ministério revelam que, menos de dois por cento das meninas, entre 11 e 13 anos, foram imunizadas na campanha de vacinação. A meta do ministério é vacinar, no mínimo, 75 por cento das jovens do município. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero. Ainda de acordo com o Instituto, a doença é a quarta que mais mata mulheres no Brasil. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica a faixa etária escolhida para vacinação. Ele explica também, sobre as três etapas da vacinação contra o vírus HPV.

SONORA: diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
"A imunização, ela é dada por uma vacina oferecida em três doses, e as três doses são importantes. Então ela é iniciada em meninas aos 11 anos de idade. Nós estamos iniciando com meninas de 11 a 13 anos de idade justamente para alcançar aquelas que já completaram 11 anos há mais tempo. Então neste momento da introdução da vacina, isso é um calendário um pouco estendido, porque no futuro nós manteremos apenas a primeira dose aos 11 anos de idade. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso, as duas doses, e uma terceira dose cinco anos depois”.
REPÓRTER: O Ministério da Saúde implantou a vacina contra o vírus HPV, no calendário vacinal devido aos altos índices de mortes causadas pelo câncer do colo do útero. As meninas entre 11 e 13, de Tefé, que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus HPV, podem procurar qualquer um dos cinco postos de saúde espalhados pelo município. As adolescentes devem ir ao posto de segunda à sexta-feira, entre oito da manhã e cinco da tarde. As jovens não precisam da autorização dos pais para tomar a vacina. Basta levar o cartão de vacinação ou um documento de identidade.  
Com colaboração de Guilherme Pesqueira. Reportagem, Henrique Carmo
SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page