Brasil - undefined·22 de novembro de 2016

STJ: Casal que criou neto receberá pensão por morte

<p>O Superior Tribunal de Justi&ccedil;a reformou decis&atilde;o do Tribunal Regional Federal da 3&ordf; Regi&atilde;o, para assegurar o pagamento de pens&atilde;o por morte, do INSS, a um casal que criou o neto como se fosse o pr&oacute;prio filho.&nbsp;</p>

Por Agência do Rádio
Ouvir ·

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

REPÓRTER: O Superior Tribunal de Justiça reformou decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, para assegurar o pagamento de pensão por morte, do INSS, a um casal que criou o neto como se fosse o próprio filho. O caso envolve uma criança que ficou órfã aos dois anos e foi criada pelos avós. Ao atingir a maioridade, ele se tornou responsável pelas despesas da casa, e com o seu falecimento, em 2012, os avós requereram a pensão por morte, negada pelo INSS. Os avós ingressaram com uma ação na Justiça e conseguiram sentença favorável. Entretanto, o INSS apelou ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que reformou a sentença e negou o pedido. No STJ, o ministro Mauro Marques reformou a decisão e destacou que, embora os avós não estejam elencados no rol de dependentes, a criação do segurado falecido foi dada por eles, que ocuparam a condição de pais. 

Com informações do Superior Tribunal de Justiça, reportagem Thamyres Nicolau
SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page