O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, IBC-Br, subiu 0,40% na comparação entre setembro e agosto deste ano com o ajuste sazonal. O índice divulgado pelo Banco Central é conhecido como a prévia para o Produto Interno Bruto, o PIB, que é a soma de tudo o que é produzido no país. A pontuação observada pelo Banco Central subiu de 135,20 para 135,74 pontos sem o ajuste. Esse é o maior patamar para o levantamento com ajuste desde os 136,86 pontos registrados em dezembro de 2015.
Na comparação entre setembro deste ano e setembro de 2016, o IBC-Br apresenta um crescimento de 1,30% sem os ajustes sazonais. Em 2017 o índice registrou 135,16 pontos, acima dos 133,43 pontos registrados em setembro do último ano.
O economista do Conselho Regional de economia, Newton Marques, analisou o desempenho apresentado pelo levantamento divulgado pelo Banco Central.
“Essa notícia é boa porque recupera sua atividade econômica dada através desses índices positivos. Se você tem um aumento em relação ao mês anterior com ajuste, esse ajuste ele chama de ajuste sazonal, ou seja, tira o efeito da estação. Porque tem épocas do ano que o produto cresce para o próprio período. Você imagina: a atividade econômica existe em janeiro, fevereiro e março? Não tem. Mas tem em setembro, outubro e novembro, se preparando para o Natal. Foi isso que aconteceu, o Banco Central mostrando que deu um aumento de mais de 1% com relação a setembro do ano passado e em relação a agosto teve um pequeno aumento. Isso mostra que a atividade econômica está se recuperando. Lentamente, mas está se recuperando.”
O IBC-Br avalia e mede o desempenho da economia brasileira durante o ano. Para o PIB de 2017 a expectativa gira em torno de 0,73% de crescimento, segundo o Relatório de Mercado Focus.
Reportagem, Raphael Costa