Data de publicação: 16 de Abril de 2018, 07:40h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:32h
Você, que mora em Sinop, sabia que a Tuberculose tem rondado a cidade insistentemente? No ano passado, ela atingiu 41 moradores. O bom é que 34 deles já foram curados. Mas a Tuberculose não desiste. No primeiro trimestre deste ano, já alcançou sete pessoas. Todas já iniciaram o tratamento. Mas é nesse momento que o desafio começa. Isso porque, por seis meses, elas precisarão tomar os remédios todos os dias. Todos mesmo. Sem perder nenhum! Por isso, o apoio da família e dos amigos é fundamental. E o apoio das equipes da saúde da cidade já está garantido! É o que diz a enfermeira responsável pelo Centro de Referência de Tuberculose de Sinop, Maria Auxiliadora Sousa, a Dôra.
“Se você tem dificuldade, se a sua família está tendo dificuldade de aderir ao tratamento junto com você, nos procure aqui no Centro de Referência - que fica na Avenida Itaúba, com a Rua dos Eucaliptos, no Jardim Imperial - que nós vamos estar dando todo o apoio a você, vamos estar dando todo o acolhimento. Mas não abandone o tratamento, tá?”
A cidade já te apoia, morador. Agora, sua parte é prestar atenção aos sintomas e ajudar quem já está doente. Se liga nos principais sinais da Tuberculose. Quem fala deles é a enfermeira da equipe técnica da Coordenação de Controle da Tuberculose do Estado do Mato Grosso, Simone Gutierrez.
“Todo tossidor pode ser Tuberculose. Então, uma tosse, há mais de duas semanas, fique alerta! Além da tosse, o emagrecimento, a febre vespertina, um suor intenso. Então, que fique alerta aos sintomas. Confirmou o diagnóstico? Siga o tratamento até o final.”
Vencer a batalha nem sempre é fácil. Afinal, são seis meses de luta diária. Mas não desanime! Você tem todo o apoio necessário em qualquer unidade de saúde de Sinop. E se você sentir algum desses sintomas que a Simone falou, corra para a unidade de saúde mais próxima e procure tratamento. Tuberculose tem cura! Todos juntos contra a Tuberculose. Para mais informações acesse: saude.gov.br/tuberculose.
#TBtemCura
...