LOC.: A maior estação de reúso de água da América do Sul e uma das maiores do mundo fornece água para o Polo Petroquímico de Capuava e indústrias da região do ABC Paulista. O projeto sustentável produz até mil litros de água de reúso por segundo após tratar parte do efluente descartado pela Estação de Tratamento de Esgoto ABC da Sabesp. O volume é equivalente ao do abastecimento de uma cidade de 500 mil habitantes.
O gerente da TNC Brasil, organização não governamental que promove a preservação da água, Samuel Barreto, explica que a prática evita que um esgoto tratado seja descartado em um rio, reciclando essa água, ao mesmo tempo em que atende ao setor produtivo e alivia a pressão da demanda pelo abastecimento humano.
TEC. SONORA: Samuel Barreto, gerente da TNC Brasil
“Ao utilizar essa água, imagina a quantidade de água necessária para esse polo petroquímico, então, você está tirando esse volume, essa demanda, para o abastecimento das pessoas. Você acaba podendo ter uma maior disponibilidade e diversificação das fontes. Sem dúvida nenhuma é importante considerar também essa alternativa do reúso, que precisa ganhar escala não só no estado de São Paulo, mas em outras regiões do Brasil”.
LOC.: Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), publicados em 2021, mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água potável e cerca de metade da população não conta com esgotamento sanitário. Segundo a deputada federal Carla Zambelli, do PL de São Paulo, o recurso deve ser melhor administrado.
TEC. SONORA: deputada federal, Carla Zambeli (PL/SP)
"Não há dúvida de que a gente precisa usar água de modo mais eficiente, mas, ao mesmo tempo, é importante destacar que as soluções mais eficientes do ponto de vista legislativo passam pelos estados e municípios"
LOC.: O Congresso Nacional discute alternativas para assegurar o abastecimento de água e um deles é o projeto que trata da regulamentação da atividade de reúso. A ideia da proposta, que ainda passa por comissões na Câmara dos Deputados, é apontar fontes alternativas para o abastecimento de água, tais como reúso, água de chuva e águas residuais.
Reportagem, Luciano Marques