Por ser à base de água, muitos acreditam que o narguilé não prejudica a saúde. Quem faz o alerta sobre o uso do produto é o pneumologista e coordenador do Programa de Controle de Tabagismo do Distrito Federal, Celso Rodrigues da Silva.
TEC./SONORA: Celso Rodrigues da Silva, pneumologista e coordenador do Programa de Controle de Tabagismo do Distrito Federal
“Uma puxada do narguilé, uma única puxada, equivale a fumar dez cigarros. Então, você imagina a quantidade de produto orgânico que o adolescente coloca para dentro do seu pulmão. Que ele não faz mal, isso é uma balela, ele faz muito mais mal do que o cigarro.”
TEC./SONORA: Antônio Bulhões, deputado Federal (PRB – SP)
“E segundo estudos que eu tive em mãos, o narguilé consegue ser pior do que os cigarros que estão por aí à venda. Então, essa ideia de que ele não tem toxina, ele não tem nicotina ou não faz mal para a saúde é um verdadeiro engano. Já que nós não podemos proibir a venda dos produtos para o uso do narguilé, eu acredito que seja uma boa iniciativa você proibir (a venda) para os jovens e adolescentes.”
TEC./SONORA: Celso Rodrigues da Silva, pneumologista e coordenador do Programa de Controle de Tabagismo do Distrito Federal
“Primeira coisa é tomar conhecimento. Depois, mudar seu comportamento com hábitos mais saudáveis.”
Reportagem, Jalila Arabi.