SAÚDE: Ministério da Saúde destina R$125,2 milhões para reabilitação de crianças com microcefalia

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: O Ministério da Saúde vai investir mais de 135 milhões de reais para custear 52 novos centros de reabilitação, com foco no atendimento de crianças com microcefalia. Atualmente, existem 187 em todo país. O recurso também vai ser usado para a implantação de 51 novas equipes para o Núcleo de Apoio de Saúde da Família, que contam com profissionais de fisioterapia, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. A microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são menores do que outras do mesmo sexo e idade. No ano passado, foram notificados mais de três mil e quinhentos casos suspeitos da doença, identificados em 720 municípios de vinte e um estados do país. O consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Kleber Luz, fala mais sobre o assunto.

 TEC/SONORA: Kleber Luz, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

 “Em geral é um dano gravíssimo para o recém-nascido, porque ele nasce com o cérebro atrofiado, o cérebro não consegue se desenvolver e, obviamente, uma criança que tem o cérebro atrofiado vai ter todas as dificuldades no desenvolvimento do caminhar, de aprender, de falar, de se alimentar... Então é uma doença bastante grave e toda a mulher que esteja grávida, que desenvolve uma doença febril, acompanhada ou não de manchas no corpo, deve procurar o médico, porque em especial, para elas, o governo disponibilizou testes para que se possa fazer o diagnóstico da infecção por Zika.”

LOC: A criança que tem microcefalia deve ser acompanhada pelo serviço de saúde, afinal, a maioria delas não se alimenta de forma adequada, não conseguem dobrar as pernas, os braços, são crianças que choram muito e ficam bastante irritadas. Marcione Gomes, mãe da Pérola, mora atualmente em Recife e conta como descobriu que a filha iria nascer com microcefalia.

 TEC/SONORA: Marcione Gomes, mãe da Pérola.

“Eu descobri na gestação. Na época a gente não sabia muito o que era. Foi bem assustador! Mas graças a Deus a gente passou por isto e ela nasceu. Ai foi quando nasceram muitas outras crianças e a convivência com as outras mães e com outras crianças tira um pouco de medo da gente, deixa a gente mais forte para seguir na luta.”

LOC: Até março deste ano, foram confirmados 2.542 casos de microcefalia em todo o país. Para saber mais informações sobre Dengue, Zika e Chikungunya, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.