Data de publicação: 08 de Novembro de 2017, 18:37h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
Toda vez que o nosso corpo detecta algum problema de saúde, ele dá logo um sinal de que algo não está bem. Por isso, é preciso prestar bastante atenção aos sinais que o seu corpo apresenta de diferente do normal. Por exemplo, você sabia que um sangramento na gengiva pode ser o sintoma de uma doença? Quem explica mais é a coordenadora substituta de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Denise Lins de Sousa.
“Uma das causas mais comuns está ligada à gengivite, que é uma inflamação da gengiva. E essa inflamação da gengiva geralmente acontece devido a um acúmulo de placa bacteriana ou placa dental, que é uma coleção de microrganismos com restos de alimentos que ficam acumuladas entre o dente e a gengiva. E o acúmulo disso leva a uma irritação no tecido gengival que provoca uma inflamação e um dos sinais da inflamação é o sangramento. Então uma das maneiras de evitar a gengivite e o sangramento é a escovação”.
Apesar da recomendação de escovar bem os dentes após cada refeição, é importante ficar atento a qualquer sintoma anormal na boca, pois o sangramento na gengiva pode indicar doenças mais graves. Caso você perceba algo diferente procure um dentista, apenas ele vai poder avaliar da forma correta a saúde da sua boca.
Reportagem, Janary Damacena.