Saúde - undefined·29 de dezembro de 2017

SANTA HELENA (PR): Secretária de Saúde convoca a população para a guerra contra o mosquito

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:02:23

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Jogar lixo na rua é falta de educação. Todo mundo sabe disso. Além de sujar a cidade, o material espalhado pode virar local propício para a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Em Santa Helena, a maioria dos focos do mosquito encontrados na cidade estava em lixos. A secretária de Saúde de Santa Helena, Luiza Soalheiro, pede para que a população colabore e preserve os lugares que possam se tornar focos do mosquito.

“Na verdade, nós necessitamos, mais uma vez, da colaboração da população. Que todos estejam atentos, que façam uma inspeção semanal em seus domicílios, tanto na parte externa, quanto dentro de casa. Desse modo, a administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, do setor de endemias, continue fazendo sua parte.”

Para fortalecer o combate ao mosquito, o Governo Federal criou uma agenda permanente de mobilização: a Sexta Sem Mosquito. O objetivo é que mutirões sejam realizados todas as sextas-feiras, em órgãos públicos, escolas, residências, unidades de saúde, canteiros de obras e outros locais. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, explica como vai funcionar a mobilização.

“Nós estamos convocando a população para cuidar da eliminação dos focos, para incorporar a Sexta-feira Sem Mosquito. Toda sexta-feira, ao sair da sala de aula, ao sair do trabalho, as pessoas sejam motivadas a chegar em casa e eliminar os focos do mosquito. O ciclo de vida do mosquito é de uma semana. Se nós trabalharmos com determinação, nós vamos reduzir o número de mosquitos e, portanto, a infestação. É esse o desafio. A expectativa nossa é que se a sociedade se mantiver mobilizada, mesmo com a redução de casos, portanto, com menos mídia sobre os problemas de infestação do mosquito, nós vamos conseguir manter a redução dos casos.”

Segundo o Mapa da Dengue, divulgado em novembro de 2017 pelo Ministério da Saúde, Santa Helena está em situação de risco em relação ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Contamos com você no combate ao mosquito. Qualquer lugar que possa acumular água é propício para a proliferação do mosquito. Participe também e lembre-se de que um mosquito pode prejudicar uma vida. O combate começa por você. Para mais informações sobre o assunto, acesse saude.gov.br/combateaedes.
 

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page