Saúde - undefined·30 de novembro de 2016

SANTA CRUZ (RN): Participação dos moradores é fator fundamental no combate ao mosquito no município

Por Agência do Rádio
Ouvir ·

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

LOC: Agentes de saúde e de endemias continuam visitando casas e outros imóveis em Santa Cruz para reduzir o número de casos de Dengue, Chikungunya e Zika no município. Há nove anos Cristiane Almeida é agente de endemias na cidade. Ela trabalha nos Bairros Três a Um, no Vila Rica e no Bairro Alegre. Ela conta que nesses lugares muitas pessoas ficaram doentes este ano. Cristiane acredita que falta a população colocar em prática o que aprende com os agentes de saúde e o que ouve no rádio e vê na televisão sobre como acabar com o mosquito. 
TEC/SONORA: Cristiane Almeida, agente de endemias
“Não é por falta de orientação não, viu? Porque, assim. Escutam (moradores) rádio, escutam televisão, passa carro de som. Eles só deixam para fazer alguma coisa quando vê que o agente está chegando.”
LOC: Tatiane Soares também é agente de endemias e tem três filhos: um de seis, outro de dez e um de 14 anos. Eles também moram no Três a Um. Tatiane conta que são os filhos que tomam conta da própria casa para impedir que se formem criadouros do mosquito.
TEC/SONORA: Tatiane Soares Gomes, agente de endemias
“Quando chega em casa, eles falam ‘mainha, o copo está cheio d’água. Tem que virar'. Eles mesmo me educam, né? A gente tem procurado virar a latinha do cachorro, não deixar acumular o lixo."

LOC: Olha que notícia boa! Os agentes trabalham para ajudar o morador, a identificar locais favoráveis para o mosquito colocar os ovos. Depois da visita, você morador de Santa Cruz, passa a ser o agente da sua casa. Então, faça como os filhos de Tatiane. Aproveite a visita do agente e aprenda como evitar que esse mosquito prejudique a sua vida e a vida da sua família, pois essas doenças e esse vírus deixam a pessoa de cama vários dias, sem poder sequer se levantar. Saiba mais sobre Dengue, Chikungunya e Zika no site:saude.gov.br/combateaedes.

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page