Data de publicação: 17 de Abril de 2018, 02:48h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:32h
A maioria dos baianos sabe que Salvador é o maior município do estado. Mas poucos sabem que em 2017, a cidade registrou pouco mais de 2 mil diagnósticos de Tuberculose. O que representa a metade dos casos registrados em toda a Bahia. O médico clínico da atenção primária de Salvador, Afonso Roberto Batista, analisa a expectativa de cura de Tuberculose na capital baiana.
“O paciente que tosse há mais de três semanas deve ser investigado. Ele é considerado assintomático respiratório e deve procurar uma unidade para fazer o teste molecular que é feito em uma amostra e tem uma sensibilidade alta, mais de 90%. A gente espera que em 85% dos casos diagnosticados tenha cura. A gente hoje tem uma cura em torno de 70%, ainda não é o esperado, mas a gente está atrás desse esperado.”
Vale lembrar que a Bahia é o segundo estado da região Nordeste com mais casos registrados de Tuberculose. Foram pouco mais de 4 mil casos novos da doença em 2017, segundo dados do Ministério da Saúde. A coordenadora do Programa Estadual de Controle à Tuberculose da Bahia, Maria Aparecida Rodrigues, reforça a importância dos baianos irem até a unidade de saúde se diagnosticar da doença.
“Hoje a gente tem saúde da família no interior do estado. Certamente vai ter uma unidade de saúde próxima da casa dessa pessoa. Então é procurar o serviço de saúde para realizar o diagnóstico e o tratamento nessa unidade mais próxima.”
Então não falta motivo para você ir até uma unidade de saúde próxima da sua casa. Ajude a abaixar os números da sua cidade. Você aí de Salvador, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e demais municípios, fique ligado nos primeiros sintomas. Se você tosse há mais de três semanas, tem febre no fim da tarde, suor à noite ou emagreceu, não perca tempo, cumpra seu papel indo até a unidade de saúde mais próxima da sua casa. Tuberculose tem cura. Todos juntos contra a Tuberculose. Para mais informações, acesse saude.gov.br/tuberculose.
#TBtemCura