Saúde - undefined·18 de dezembro de 2018

RONDÔNIA: Mortes por aids aumentam no estado

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:02:30

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Com a ampliação do acesso à testagem de HIV e a redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, o número de casos e óbitos da doença diminuiu no país. Porém, Rondônia está entre os estados com aumento de óbitos por aids. Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde revela que no período de 2014 a 2017, houve um crescimento de mais de 27% no coeficiente de mortalidade em Rondônia, que passou de 4,8 para 6,1 óbitos por 100 mil habitantes. Mas, em relação ao número de casos, houve uma redução. Eram 24,5 casos, em 2014, e, em 2017, são 18,7 para cada 100 mil habitantes, o que representa uma redução de 76,3%. Por isso, Estela Maris, assistente social da Secretaria de Saúde de Rondônia, alerta para a população procurar os postos de checagem mesmo que não apresente nenhum sintoma.

“O HIV, de início, pode não apresentar sintomas. Existem pacientes assintomáticos que são apenas portadores do HIV. O ideal como prevenção das pessoas que têm uma vida sexualmente ativa é realizar o teste rápido, sempre. Principalmente aqueles que não se previnem corretamente, que não usam preservativo.”

O Brasil é referência mundial no combate à aids. O teste e todo o tratamento pode ser feito pela rede pública com acompanhamento médico. E as medicações são eficazes e tornam o paciente indetectável se o tratamento for feito corretamente.. Assim, a pessoa não transmite mais o vírus. Guilherme Occhi, ministro da Saúde, comemora esses avanços, mas destaca que a luta continua.

"A grande mensagem: a doença não acabou. Então nós precisamos ter a prevenção. É claro que estamos avançando no tratamento. E isso é muito importante. Muito importante pra todas as famílias. Mas, mais uma vez: nós precisamos ter a consciência, na nossa população, na nossa sociedade, de que é necessário se prevenir. A opção é livre, mas se previna. É só assim que você vai evitar contrair a doença."

Faça sua parte nesse combate. Tratar do HIV não ajuda só quem está com o vírus. Se o tratamento for realizado corretamente a pessoa pode acabar com o ciclo de transmissão. Essa é uma luta de todo mundo. Informe-se. Faça checagens regularmente. E, claro, previna-se. Use camisinha, conheça as outras formas de prevenção combinada, disponíveis no SUS. Todos a favor da vida. Trinta anos de luta mundial contra a aids. Uma bandeira de histórias e conquistas. Para mais informações acesse: aids.gov.br 
 

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page