LOC.: O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta terça-feira (15), que o Brasil precisa acabar com o desmatamento ilegal.
A declaração foi feita durante evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, no Egito, onde ocorre a conferência COP27. Na ocasião, o parlamentar também destacou a importância do debate sobre clima e defendeu a elaboração de ações que contribuam para a preservação do meio ambiente.
TEC./SONORA: Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado
“Desde 1992, quando se instituiu essas conferências do clima, muitas iniciativas surgiram e ao longo do tempo foram sendo debatidas. A COP27 é responsável por dar início à implementação de todas as ideias, como iniciativas de transição energética, essenciais para se depender menos de combustíveis fósseis. E o mercado de carbono, para que se possa ter um ativo para estimular a não emissão ou menos emissão de poluentes.”
LOC.: O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade defendeu uma cooperação entre os setores público e privado para acelerar a transição energética no Brasil. Ele também destacou a importância da indústria brasileira no desenvolvimento de uma economia de baixo carbono. Mas criticou a cobrança unilateral de taxas ambientais para as exportações do Brasil.
Nesta quarta-feira (16), a partir das 9h, a CNI vai realizar o Brazilian Industry Day. O evento será no pavilhão da COP e pretende aprofundar o debate sobre os quatro pilares de sustentabilidade da indústria, além da apresentação de experiências bem-sucedidas das empresas brasileiras.
Reportagem, Marquezan Araújo