Data de publicação: 14 de Novembro de 2022, 12:30h
LOC.: A capacidade instalada de energia fotovoltaica referente à geração distribuída teve aumento de 80%, em relação a 2021, segundo boletim do Ministério de Minas e Energia, publicado em outubro deste ano. O dado é referente ao mês de julho de 2022.
Geração distribuída é o termo dado à energia elétrica gerada no local de consumo ou próxima a ele, sendo válida para diversas fontes de energia renováveis, como solar, eólica e hídrica.
Ainda de acordo com o ministério, o aumento da geração distribuída é reflexo de políticas públicas de incentivo às fontes de energia renováveis e da micro e minigeração distribuída. Energias renováveis são aquelas obtidas por meio da água dos rios, sol, vento e matéria orgânica. Já as energias de micro e minigeração distribuída vem de placas solares, por exemplo.
Na avaliação do secretário adjunto de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, João Daniel de Andrade Cascalho, o percentual positivo foi conquistado devido às articulações do governo junto ao parlamento brasileiro.
TEC/SONORA: João Daniel de Andrade Cascalho, secretário adjunto de Energia Elétrica do MME
“A energia solar tem tido um crescimento muito significativo nos últimos anos, de 2021 para 2022, nos últimos 12 meses foi de praticamente 80%. Muito em função de resultados positivos obtidos em leilões de energia e também pela política feita no Congresso, que o governo federal participou, em relação à geração distribuída que teve crescimento bastante significativo”.
LOC.: Ainda segundo o gestor, só em 2022 foi atingida a marca de 14 gigawatts instaladas, o que promete bons resultados no futuro, para o setor.
Com narração de Luciana Bueno. Reportagem, Lúcio Flávio.