Educação - undefined·07 de dezembro de 2018

RN: Sistema movido a energia solar vai ajudar vendedores a comercializar alimentos na praia

<p>Projeto foi desenvolvido por alunos do SENAI do Rio Grande do Norte</p>

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:02:05

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI-RN) desenvolveram um sistema que substitui os botijões de gás e geradores elétricos de carrinhos de comerciantes de alimentos por equipamentos movidos por energia solar. A ideia surgiu após a proibição da utilização de botijões de gás na praia.

O sistema faz com que equipamentos como estufa, gerador, fritadeira e refrigerador funcionem a partir de energia solar. O projeto surgiu durante a participação dos alunos no Mostra Inova e ficou entre os dez melhores projetos na etapa nacional, na categoria Processo Inovador. A ideia já ideia já é utilizada por uma empresa que comercializa salgados.

O estudante do curso técnico em eletrotécnica, Robson Lima, 31 anos, que desenvolveu o projeto junto com mais quatro alunos do SENAI, acredita que o programa vai ajudar no crescimento profissional.

“Eu adquiri bastante conhecimento nessa parte de energia renovável. Com um projeto desses, a gente abre o leque, passa a ter contato com outras áreas. Profissionalmente, pessoalmente, o projeto me trouxe muitos benefícios.”

A instrutora de eletrotécnica do SENAI-RN, Jeane Kelly Oliveira Ribeiro, acompanhou os alunos durante o desenvolvimento do projeto e explica que a participação no Mostra Inova permite que os alunos coloquem em prática o que aprendem durante o curso técnico e faz com que eles se aproximem da indústria.

“Normalmente o aluno pensa que é só um projeto. Ele não tem a visão de negócio. Aí quando ele vai destrinchando todo o sistema, ele começa a mudar o olhar dele, ele começa a olhar o sistema pensando como empresa, em como vai alcançar o cliente, já começa a buscar maneiras para trazer o cliente.”

Cinco projetos do SENAI do Rio Grande do Norte participaram da etapa nacional do Mostra Inova 2018. Ao todo, participaram 12 projetos desenvolvidos por alunos das escolas SENAI na Região Nordeste.

Reportagem, Aline Dias

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page