Saúde - undefined·14 de agosto de 2018

RIO GRANDE DO NORTE: Mãe vive experiências diferentes com a amamentação de seus três filhos

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:02:37

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Na terceira gravidez, a diretora financeira Yanna Melissa, de 38 anos, moradora de Natal, conta como foram suas experiências na amamentação dos três filhos. Há oito anos, ela teve Thales. Foi uma gestação que teve complicações e desde o primeiro mês de vida a mãe teve dificuldades com a amamentação e seu bebê começou a perder peso, necessitando de um profissional de saúde para que seu filho recuperasse o peso. Durante esse período, os bicos dos seios da Yanna racharam e também teve uma infecção que necessitou de medicação específica para melhorar, o que possibilitou que Yanna continuasse amamentando durante o tratamento. Quando o filho completou sete meses, ela comemorou, pois ele já estava com 9kg. Com a segunda filha, Melissa, hoje com cinco anos, a experiência com o aleitamento foi diferente, mais tranquila e sem dificuldades. Dennis é o terceiro filho de Yanna, hoje com 5 meses, e, apesar de ter tido outras duas experiências com aleitamento materno passou pelas mesmas dificuldades que teve com o seu primeiro filho. Mas, dessa vez, Yanna estava mais experiente e preparada para lidar com a situação.

“Dennis começou a apresentar as mesmas coisas que o irmão mais velho. Começou a perder peso, e eu achando que eu não iria ter mais nada (de problema). Mas não foi como eu esperava. E aí, mais uma vez, do mesmo jeito que eu fiz com os outros, eu queria fazer com ele. Então, também, começou a perder peso no primeiro mês. Fizemos a mesma, a 'dietazinha' de engorda. E, hoje, ele está com cinco meses e está pesando 9kg.”

Para todas vocês, mães potiguares, que desejam evitar ou até mesmo superar dificuldades na amamentação como Yanna, a enfermeira coordenadora do Banco de Leite Humano de Natal, Ana Zélia Pristo, de 60 anos, explica como amamentar o seu bebê. E tranquiliza as mães com relação a produção de leite maternopara o bebê.


“O bebê tem que pegar corretamente (o peito), e a mãe tem que estar confortável. Ela tem que se sentar numa posição confortável e trazer o bebê para o peito, e não levar o peito para o bebê. Ela nunca fique preocupada com a quantidade de leite. Não tem como medir o leite da mama.”

Viu como buscar a informação é a chave para amamentar? Então, não marque bobeira, mãe. Yanna nos mostrou que o leite materno é essencial para o bebê, e que cada experiência com a amamentação pode ser diferente de um filho para o outro. Informe-se sobre a amamentação na maternidade e na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Lá, terão profissionais da saúde para lhe dar todo o apoio necessário durante o processo da amamentação. Por isso, nunca se esqueça: amamentação é a base da vida.

#EuAmamento

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page