LOC.: No quarto e último dia do evento online Mineração &/X Comunidades, realizado pela Brasil Mineral nesta quarta-feira (18), os participantes tiveram a missão de tentar responder uma pergunta que está presente no setor desde seus primórdios: o que é uma boa mineração?
O primeiro painel discutiu as boas práticas com base na ESG, um dos principais pilares no caminho para criar um boa mineração dentro e fora das empresas. Eduardo Leão, coordenador de Projetos da Integratio, afirmou que a mineração é uma “casa de muro alto” que as pessoas olham mas não sabem o que se passa lá dentro, e às vezes a própria empresa esquece de olhar ao seu redor, para a comunidade em que está presente.
“Um relacionamento de confiança com a comunidade você não cria do dia para noite, a gente tem que, cada vez mais sair dessas barreiras, trazer a comunidade para dentro da nossa casa e criar esse relacionamento.”
LOC.: O evento também contou com a presença da economista e professora da Universidade Federal do Pará, Maria Amélia Enriquez. Ela ressaltou que, para alcançar um objetivo conciso e duradouro, o trabalho precisa ser em conjunto, especialmente entre nação, estado, município e comunidades.
TEC./SONORA: Maria Amélia Enriquez, economista e professora da Universidade Federal do Pará
“O mundo corporativo trabalha com processo patronizados e o desenvolvimento, a boa prática, é contextual e é local. Ela [boa mineração], então, vai depender desse conjunto de valores e da troca de valores que vai haver entre a empresa a comunidade local e a gestão pública”
LOC.: O último painel do evento discutiu como a mineração está se comunicando com as comunidades e com os veículos de comunicação brasileiros. A gerente geral de Relações Institucionais e Comunicação da Nexa Resources, Lucila Ribeiro, destaca que na pandemia de Covid-19, as mineradoras tiveram oportunidades de se conectar de uma forma mais profunda com a sua comunidade.
“No momento que nós, empresas mineradoras, nos conectamos com o maior desafio do mundo que era combater a Covid-19, a gente uniu forças com a comunidade onde a gente tá. E nós conseguimos salvar vidas, sim. A gente, sim, conseguiu evitar mortes.”
LOC.: Todos os encontros online do evento Mineração &/X Comunidades, que começou no dia 10 de agosto, podem ser acessados no canal do Youtube e na página do Facebook da Brasil Mineral.
Reportagem, Larissa Lago