LOC.: Durante o primeiro dia do 6º. Mineração &/X Comunidades, evento promovido pela Brasil Mineral, realizado nesta terça-feira (10), empresários do ramo destacaram ações realizadas junto às comunidades para ajudar a população a conviver melhor com os problemas relacionados à pandemia.
Na ocasião, o presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas de Minerais Metálicos e da Largo Resources, Paulo Misk, pontuou que a companhia investiu, durante a pandemia, na capacitação dos colaboradores e promoveu atividades desportivas e culturais voltadas à sociedade.
TEC./SONORA: Paulo Misk, presidente do Sindimiba e da Largo Resource
“Doamos cestas básicas para que as pessoas pudessem ficar em casa, tendo o que servir aos filhos. Doamos EPIs às prefeituras, mais especificamente para equipes de saúde que tinham algum contato com a população. Foi um trabalho muito intenso.”
LOC.: O evento também contou com a presença do diretor de assuntos corporativos da Appian Brasil, Sílvio Lima. Segundo ele, a pandemia mostrou que o ser humano é adaptável e que isso levou empresas do setor mineral a se aproximarem mais da comunidade.
TEC./SONORA: Sílvio Lima, Appian Brasil
“Os investimentos sociais e a nossa forma de agir precisam ser observados pela ótica de quem recebe o investimento. Reconhecer a vulnerabilidade é uma forma de multiplicar força e não de demonstrar fraqueza. E, definitivamente, o poder econômico não é preponderante no sucesso de ações de investimento social.”
LOC.: Durante o evento, o diretor-presidente da Mineração Caraíba, Manoel Valério afirmou que a consideração do setor mineral como atividade essencial foi um fator que levou as companhias a ampliarem sua responsabilidade social.
TEC./SONORA: Manoel Valério, diretor-presidente da Mineração Caraíba
“Trabalhamos com três unidades operacionais, em três municípios. Perguntávamos o que eles estavam fazendo e informávamos o que estávamos fazendo. Queríamos saber o que precisava ser trabalhado para que conseguíssemos superar esse momento, não só dentro da companhia, mas em todo o território.”
LOC.: Vice-presidente de sustentabilidade e estratégia da Nexa Resources, Felipe Guardiano também participou do evento e, na ocasião, disse que a colaboração das empresas de mineração foi além de doações e dicas de como se prevenir da Covid-19.
TEC./SONORA: Felipe Guardiano, vice-presidente de sustentabilidade e estratégia da Nexa Resources
“Tem muita questão logística e de gestão e outras para as quais estamos preparados, porque tivemos treinamento para isso. Mas se formos em um posto de saúde vamos encontrar a mesma capacidade de gestão para administrar uma pandemia? Talvez não. E, talvez possamos ajudá-los a fazer isso.”
LOC.: A iniciativa também deu dicas de como deve ser a implementação de atividades voltadas para a governança social e ambiental, sobretudo em momentos de crise como a provocada pela pandemia.
Reportagem, Marquezan Araújo