LOC.: A região do Matopiba, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é a fronteira agrícola que mais cresce, em área plantada, em todo o Brasil atualmente. A informação é do Ministério da Agricultura e da Pecuária. A previsão da pasta é que a região chegue a 8,9 milhões de hectares até o final de 2030.
A região reúne características ideais para a produção agrícola moderna, com estações do ano bem definidas e posição geográfica estratégica. O engenheiro agrônomo e diretor de operações da Brasil Agro Wender Vinhadelli lista os pontos positivos da região.
TEC./SONORA: Wender Vinhadelli, engenheiro agrônomo e Diretor de Operações da BrasilAgro
“Do ponto de vista técnico, você tem áreas planas em abundância e que facilitam a sua eficiência operacional, melhor aproveitamento. Segundo: você tem uma luminosidade também interessante. Terceiro: você tem, principalmente nas regiões mais altas, uma amplitude térmica muito boa que aumenta a gama de plantio. Quarto: a gente tem uma parte dessa região onde você pode também - como no Mato Grosso, como em Goiás, como no Paraná, como no Rio Grande do Sul - fazer uma segunda safra. A logística da região é fantástica.”
LOC.: Lucíola Magalhães, chefe-adjunta de Pesquisa de Desenvolvimento da Embrapa Territorial, avalia que o grande desafio da região é a exploração de forma sustentável de áreas de pastagem degradadas.
TEC./SONORA: Lucíola Magalhães, chefe-adjunta de Pesquisa de Desenvolvimento da Embrapa Territorial
“A gente tem essas áreas de pastagem degradada que tem potencial para reinserção. Então tudo tem que ser avaliado. Qual é a qualidade dessa pastagem? Qual é o custo para fazer a reinserção dessas passagens para outras práticas agropecuárias? Seja implantação de sistemas integrados, com integração, lavoura pecuária, lavoura, pecuária, floresta. Então é explorar melhor. Onde estão essas passagens, a qualidade, o custo e quais são as alternativas que nós temos para a reinserção dessas áreas para o ambiente produtivo. Eu acho que esse é o grande desafio.”
LOC.: Ao todo, o Matopiba reúne 337 municípios e 73,1 milhões de hectares, cerca de 51% da área dos quatros estados. A região abrange os biomas Cerrado, Amazônia e Caatinga. Existem na área cerca 324 mil estabelecimentos agrícolas, 46 unidades de conservação, 35 terras indígenas, 36 quilombolas e 1.053 assentamentos de reforma agrária, de acordo com levantamento feito pelo Grupo de Inteligência Estratégica da Embrapa.
Reportagem, Evelin Mendes