Educação - undefined·27 de dezembro de 2018

Projeto educacional desenvolvido em Parintins incentiva utilização ‘consciente’ da água

<p>O programa foi criado para alunos do sexto ano do ensino fundamental com o objetivo de trabalhar a tem&aacute;tica ambiental e desenvolver nos alunos atitudes de respeito &agrave; natureza e incentivar o uso consciente da &aacute;gua</p>

Por Agência do Rádio
Ouvir ·

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Por Paulo Henrique Gomes

O Brasil desperdiçou 38% da água potável em 2016. O número equivale a quase 7 mil piscinas olímpicas cheias a cada dia. A perda financeira durante o período foi de mais de R$ 10 bilhões. É o que revelou um estudo encomendado pelo movimento Menos Perda, Mais Água, que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU).

ÁUDIO: Acesse a versão desta matéria para rádio

Pensando nisso, a professora Rosa Mery Oliveira, do Serviço Social da Indústria (SESI), em Parintins, desenvolveu o projeto “Qualidade, Tratamento e Uso Consciente da Água”. O programa foi criado para alunos do sexto ano do ensino fundamental com o objetivo de trabalhar a temática ambiental e desenvolver nos alunos atitudes de respeito à natureza e incentivar o uso consciente da água. É o que explica Rosa Mery Oliveira. “O aluno foi realmente trabalhado nessa questão da água enquanto bem natural. Ele foi trabalhado sabendo que parte da população, uma parcela da população do mundo não tem água potável, não tem acesso à água. Então essa sensibilização foi passada para eles de forma que eles adotassem para eles atitudes positivas em relação à água”, diz.

O trabalho colaborou para o desenvolvimento das habilidades, a construção de atitudes senso crítico dos alunos sobre o consumo consciente e o desperdício de água

Em um primeiro momento, os alunos realizaram leituras sobre o tema. Após isso, os estudantes realizaram atividades práticas sobre o assunto em laboratórios atividades foram desenvolvidas dentro e fora de sala de aula junto aos alunos. “Com relação ao tratamento da água, nós estudamos em um infográfico que a escola SESI disponibiliza no portal. E também nós fizemos visitas in loco aqui no sistema de tratamento de água da cidade. Também o aluno teve a oportunidade de pesquisar a água também na questão da poluição”, afirma Rosa Mery.

A proximidade de Parintins do Rio Amazonas despertou ainda mais o interesse dos estudantes pelo projeto. O trabalhou colaborou para o desenvolvimento das habilidades, a construção de atitudes senso crítico dos alunos sobre o consumo consciente e o desperdício de água. O projeto “Qualidade, Tratamento e Uso Consciente da Água” foi desenvolvido de forma multidisciplinar. É o que explica Rosa Mery. “Essa aula não foi trabalhada só pela professora de ciências. A matemática explorou a questão da água doce, água salgada e água potável. Nós usamos a música Planeta Água, do Guilherme Arantes. Também os alunos, eles cantaram, eles interpretaram a música. Nós fomos para o dicionário para verificar as palavras que eles tinham dificuldade de entendimento. Também nós trabalhamos, dentro das ciências, a questão das doenças vinculadas com a água, trabalhamos a questão da poluição. Então assim, foi um trabalho que não se limitou apenas à leitura do livro didático”, defende.

Na opinião de Rosa Mery, o projeto atingiu os alunos e fez com que eles aprendessem, na prática, a importância da água para os seres humanos. “Eles acreditaram que a questão da prática, a questão da pesquisa, ela é uma ferramenta que faz com que esse aluno sinta, realmente, como um sujeito que participa. Porque assim, você tem o livro didático, que vem como uma das ferramentas. Mas a vivência do aluno, você puxar esse conteúdo para o contexto dele é muito mais válido”, disse.

Premiação

O projeto Qualidade, Tratamento e Uso Consciente da Água participou do 2º Encontro Nacional do Sistema Estruturado de Ensino da Rede SESI 2017.

Na opinião do Gerente-Executivo do SESI, Sérgio Gotti, o encontro é uma forma de reconhecimento aos professores. “É uma forma de reconhecimento, é uma forma de realmente o SESI, o departamento nacional assim como os departamentos regionais reconhecerem esse trabalho de excelência que eles (os professores) desenvolvem em sala de aula. E que tem gerado um impacto muito grande na aprendizagem dos nossos alunos”, defende.

Na época, o evento reuniu representantes dos Departamentos Regionais de todo o país em São Paulo. Experiências bem-sucedidas desenvolvidas em unidades do SESI em diferentes cidades brasileiras foram expostas durante o evento.
 

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page