A quinta-feira (27) terá condições de tempo distintas nas diferentes áreas do Sudeste.
São Paulo segue com tempo firme na faixa leste e sul, principalmente no litoral e na Grande São Paulo. As temperaturas ficam elevadas e o sol predomina em cidades como Santos, São Paulo, São Bernardo do Campo e Registro. Já o interior paulista ainda tem áreas com instabilidade. Pode chover de forma isolada no centro e no norte do estado, atingindo municípios como Ribeirão Preto, Barretos, Franca e Araraquara.
Em Minas Gerais, a instabilidade avança pelo centro e regiões norte e noroeste, com chuva isolada e possibilidade de pancadas em cidades como Montes Claros, Diamantina, Pirapora, Curvelo, Governador Valadares e Unaí. No centro e sul mineiro, o tempo fica mais fechado e úmido em áreas próximas a Belo Horizonte.
No Espírito Santo, o tempo fica mais aberto na maior parte do estado, mas o norte capixaba ainda tem previsão de céu mais carregado e chance de chuva fraca em municípios como São Mateus e Linhares. No litoral de Vitória, o sol aparece entre nuvens.
No Rio de Janeiro, predomínio de tempo firme e temperaturas altas em quase todo o estado. O sol aparece com força na Região Metropolitana e na Costa Verde, com destaque para cidades como Rio de Janeiro, Niterói, Angra dos Reis e Paraty.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 12°C, em São Paulo. Já a máxima pode chegar até 29°C, em Belo Horizonte. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 100%.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).