A previsão do tempo para o Sul do país, nesta quarta-feira (26), indica céu com poucas e muitas nuvens e chuvas isoladas na costa.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta para perigo potencial de chuvas intensas, no período da manhã, que atingem uma faixa costeira no Paraná até Joinville, em Santa Catarina.
A defesa civil de Santa Catarina registrou nas últimas 24 horas chuva volumosa, com acumulados que chegaram a 150 mm em Luiz Alves, além de altos índices em Araquari, São Francisco do Sul e Itapoá. O órgão mantém risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos no Litoral Norte e no Vale do Itajaí. Até o momento, 33 municípios tiveram ocorrências relacionadas ao temporal, com mais de 800 casas afetadas, além de 273 pessoas desalojadas e 19 desabrigados.
O dia começa com muitas nuvens em todos os três estados sulistas, com possibilidade de chuvas isoladas nas costas, atingindo as capitais Florianópolis e Porto Alegre.
No período da tarde e da noite, há a predominância de poucas nuvens, exceto na Região Metropolitana de Curitiba, do Norte à Região Serrana catarinense, e nas Regiões Nordeste e Metropolitana de Porto Alegre, onde o céu é de muitas nuvens. As chuvas isoladas permanecem nas costas do Paraná e de Santa Catarina.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 14°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar até 27°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 45% a 100%.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).