O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo de vendaval para uma ampla faixa que abrange os estados de São Paulo e Espírito Santo. Municípios como Dois Córregos, Jaú e São Manuel, no estado paulista; e Vila Pavão e Ponto Belo, no território capixaba, estão entre os que devem ser atingidos.
Durante a manhã, o estado de São Paulo e o Rio de Janeiro devem registrar céu nublado em alguns pontos. Em São Paulo, a faixa que vai da Baixada Santista até Taubaté será a mais impactada. Já no Rio de Janeiro, a Região Metropolitana deve concentrar os efeitos desse clima. No período da tarde, os dois estados terão redução da nebulosidade, com aberturas de sol e poucas nuvens.
Em contrapartida, no Espírito Santo e em Minas Gerais, o tempo permanece aberto, com predomínio de sol ao longo de todo o dia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 9°C, em São Paulo e Belo Horizonte. Já a máxima pode chegar até 27°C, em Belo Horizonte. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 100%.
5 Motivos para saber das previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção dos marinheiros, dos navios e dos passageiros;
- Aeronáutica: proteção e segurança dos pilotos, das aeronaves e dos passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras à pesca; e
- Turismo: garantia de um passeio e de uma viagem feliz e tranquila.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).