A previsão do tempo para a região Sudeste do país, nesta terça-feira (7), indica poucas nuvens em Minas e muitas nuvens nos outros três estados, com chuvas isoladas em São Paulo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo de declínio de temperatura em boa parte de São Paulo e nos municípios de Campina Verde e São Francisco de Sales, em Minas Gerais. Há também o alerta para perigo potencial de chuvas intensas nas mesmas regiões. Além disso, o Inmet adverte sobre o potencial perigo de ventos costeiros nos litorais paulista, fluminense e sul capixaba.
De manhã, predominam poucas e muitas nuvens nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e em boa parte do estado de São Paulo. O dia começa com possibilidade de chuvas isoladas no litoral paulista, que atinge também a capital São Paulo..
À tarde, muitas nuvens ocupam quase todo território da região, exceto no litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo. A condição se repete em Presidente Prudente e Araçatuba, no estado paulista. Em Belo Horizonte e parte o interior mineiro até o norte de Minas, o céu é de poucas nuvens.
A noite é marcada por chuvas isoladas no triângulo mineiro, norte e sul de Minas, de Presidente Prudente a Campinas, em São Paulo, e nos litorais paulista e do Rio de Janeiro. O restante da região é encoberta por poucas e muitas nuvens.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 16°C em Belo Horizonte e em São Paulo. Já a máxima pode chegar até 33°C em Belo Horizonte. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 100%.
5 Motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção dos marinheiros, dos navios e dos passageiros;
- Aeronáutica: proteção e segurança dos pilotos, das aeronaves e dos passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras à pesca; e
- Turismo: garantia de um passeio e de uma viagem feliz e tranquila.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).