Nesta quinta-feira (11), o dia começa com muitas nuvens em Pernambuco. Chuvas brandas são esperadas na mata pernambucana e metropolitana de Recife. Possibilidade de chuva isolada nas microrregiões de Araripina, Salgueiro e Petrolina.
Durante a tarde, a previsão é de chuva no agreste e mata pernambucana e metropolitana de Recife. Nas demais regiões de Pernambuco, há possibilidade de chuva.
À noite, pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas isoladas atingem todo o estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de chuvas fortes e ventos intensos no sertão, agreste, mata e São Francisco pernambucano e metropolitana de Recife, atingindo cidades como Araripina, Buíque e Igarassu.
De acordo com o Inmet, no início de abril, os reservatórios da Região Nordeste registraram um aumento significativo de armazenamento devido às chuvas expressivas, alcançando um volume total de 50%, um acréscimo de 6% desde o começo de março. As chuvas observadas entre janeiro e março de 2024 melhoraram os níveis de umidade do solo, especialmente no leste do Nordeste, contribuindo para uma melhor reserva hídrica na região. Porém, não se espera elevação nos níveis de água do solo para abril de 2024 nas áreas central e oeste do Nordeste, onde a umidade do solo tende a diminuir, assim como no interior nordestino.
A temperatura mínima fica em torno de 21°C, em Pedra, e a máxima prevista é de 36ºC, em Floresta. A umidade relativa do ar varia entre 80% e 100%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.