O domingo (26) será de instabilidade em boa parte da Região Sul, principalmente no Paraná e em Santa Catarina. Já o centro e o sul do Rio Grande do Sul terão tempo firme e predomínio de sol.
No Paraná, o tempo segue encoberto e chuvoso em praticamente todo o estado, com possibilidade de pancadas e trovoadas isoladas.
Em Santa Catarina, o cenário é semelhante: as chuvas se espalham por quase todas as regiões, especialmente no norte e no litoral.
No Rio Grande do Sul, o sol aparece entre nuvens e o tempo fica firme no centro e no sul do estado, incluindo municípios como Bagé, Santana do Livramento e Pelotas.
Já o norte e o litoral gaúcho, como Erechim e Torres, podem registrar pancadas isoladas ao longo do dia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 16°C, em Porto Alegre. Já a máxima deve atingir até 24°C, em Curitiba e Florianópolis. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 95%.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).