Tempo - Previsão do tempo·19 de janeiro de 2024

PREVISÃO DO TEMPO: fortes chuvas no Sudeste neste sábado (20)

A temperatura pode variar entre 15ºC e 38ºC

Por Sophia Stein
Ouvir · 00:02:03

Imagem: Brasil 61

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O sábado (20) amanhece com chuva forte acompanhada de trovoadas em todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, sul e central espírito-santense, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, metropolitana de Belo Horizonte, oeste, sul e sudoeste de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata. As tempestades atingem municípios como Birigui (SP), Santo Antônio de Pádua (RJ), Presidente Kennedy (ES) e Uberlândia (MG).

Possibilidade de chuva nas microrregiões de Barra de São Francisco, Nova Venécia, Montanha e São Mateus, norte e noroeste de Minas e Jequitinhonha. 

Durante a tarde e à noite, as chuvas se intensificam em toda região Sudeste, com exceção das microrregiões mineiras de Januária, Janaúba, Salinas, Araçuaí, Pedra Azul e Almenara.

O Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) emitiu um alerta para perigo de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60-100 km/h. O alerta atinge os municípios como Vassouras (RJ), Francisco Morato (SP), Andrelândia (MG),  Guaçuí (ES) e demais cidades localizadas na Zona da Mata, Campo das Vertentes, oeste, sul/sudeste de Minas, Metropolitana de Belo Horizonte, Presidente Prudente, Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Araçatuba, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Araraquara, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Assis, Litoral Sul Paulista, Ribeirão Preto, Sul espírito-santense e todo o estado do Rio de Janeiro.

Também há alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h. As regiões em alerta são Central Mineira, norte e noroeste de Minas, Vale do Rio Doce, Jequitinhonha, São José do Rio Preto, central, noroeste e litoral norte espírito-santense.

A temperatura mínima fica em torno de 15°C, no município de Cunha, em São Paulo — e a máxima prevista é de 38ºC, em Rubelita, em Minas Gerais. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

SOBRE

Sophia Stein

Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip) desde 2022. Atuou como editora na Rede Vitoriosa de Comunicações (afiliada do SBT em Uberlândia) e foi repórter no Brasil 61. Atualmente, além de escrever, é responsável pela programação e distribuição das publicações no sistema do portal Brasil 61.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Previsão do tempo

Ver editoria completa
Região Sul22 de outubro de 2026

O TEMPO E A TEMPERATURA: chuva, queda nas temperaturas e alertas de tempestade atingem a Região Sul nesta sexta-feira (23)

Curitiba registra chuva com trovoadas e máxima de apenas 16°C, enquanto Porto Alegre e Florianópolis têm chuviscos e tempo encoberto

Região Centro-Oeste22 de outubro de 2026

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste tem instabilidade e alertas de tempestade nesta sexta-feira (23)

Previsão indica chuvisco em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, enquanto Goiás e Distrito Federal registram nebulosidade

Região Sudeste22 de outubro de 2026

O TEMPO E A TEMPERATURA: chuva, chuviscos e alertas de tempestade atingem todos os estados do Sudeste nesta sexta-feira (23)

São Paulo tem previsão de pancadas de chuva, enquanto Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória registram chuviscos com céu encoberto ou nublado

t-page