A previsão do tempo para o Sul do país, nesta terça-feira (10), indica céu de muitas nuvens para toda a região, com chuvas de diferentes intensidades para os três estados ao longo do dia.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para quase toda a região — à exceção do extremo-sul do Rio Grande do Sul — e possibilidade de chuvas isoladas para todo o Paraná, Santa Catarina e centro-norte e oeste do Rio Grande do Sul. As chuvas devem amanhecer mais intensas e acompanhadas de trovoadas no extremo-norte do Paraná.
Durante a tarde, a possibilidade de chuvas recua ao norte no estado gaúcho e se intensifica no centro-norte e leste do Paraná e litoral de Santa Catarina, vindo acompanhada de trovoadas no norte paranaense e no litoral catarinense.
À noite, as chuvas se restringem ao centro-norte e extremo-sul do Paraná, oeste de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande do Sul e todo o litoral entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, mas as pancadas de chuva com trovoadas se restringem ao norte paranaense.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para todo o Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o centro-norte paranaense.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 16°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar até 27°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 100%.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).