A previsão para este domingo (28) é de muitas nuvens com chuvas isoladas na região Centro-Oeste. Essa condição cobre partes da extensão do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, desde Colíder ao Alto Pantanal. O quadro também será percebido nas regiões dos pantanais, centro-norte e sudoeste sul-mato-grossense.
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de risco potencial de tempestade válido para o sul de Mato Grosso do Sul, em municípios como Paranhos, Sete Quedas e Juti.
Também estão previstas pancadas de chuvas nas microrregiões de Aripuanã, Alta Floresta, Parecis, até o município de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso.
Estão previstas, ainda, muitas nuvens nos territórios do sudoeste de Goiás, como em Jataí; do nordeste e sudeste mato-grossense, como nos municípios de Vila Rica e Alto Taquari; e do leste do Mato Grosso do Sul, na região de Cassilândia até Três Lagoas.
Além disso, o céu fica mais claro e com poucas nuvens no estado do Goiás e no Distrito Federal.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 14°C em Brasília, e 19°C em Goiânia. A máxima deve chegar a 35°C, em Campo Grande, e 33°C em Goiânia. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 80%.
5 Motivos para saber das previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção dos marinheiros, dos navios e dos passageiros;
- Aeronáutica: proteção e segurança dos pilotos, das aeronaves e dos passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras à pesca; e
- Turismo: garantia de um passeio e de uma viagem feliz e tranquila.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).