O Centro-Oeste brasileiro registra, nesta nesta quinta-feira (25), alerta de perigo de tempestade para uma extensa faixa que abrange Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. O quadro, que abrande cidades como Crixás, em Goiás; e Santa Carmem, no estado mato-grossense, foi registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Distrito Federal, a previsão também indica chuva persistente ao longo de todo o dia. Em Goiás, a instabilidade deve atingir praticamente todo o estado, com exceção de uma pequena faixa do nordeste goiano, onde estão localizados municípios como Nova Roma, Cavalcante e Flores.
Em Mato Grosso, há chance de chuva durante todo o dia, com maior intensidade em áreas que vão do noroeste ao nordeste do estado.
Já em Mato Grosso do Sul, a previsão é de tempo estável, com poucas nuvens. A chuva deve se concentrar apenas em parte do Bolsão e da região norte do estado, atingindo municípios como Paranaíba, Sonora e Pedro Gomes. Nessa mesma área, também estão previstas pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 17°C, em Brasília e 19°C em Campo Grande. Já a máxima deve atingir até 36°C, em Cuiabá e 32°C em Goiânia. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 100%.
5 Motivos para saber das previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção dos marinheiros, dos navios e dos passageiros;
- Aeronáutica: proteção e segurança dos pilotos, das aeronaves e dos passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras à pesca; e
- Turismo: garantia de um passeio e de uma viagem feliz e tranquila.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).