Data de publicação: 07 de Junho de 2023, 19:30h, atualizado em 09 de Junho de 2023, 01:30h
LOC: Prefeituras de todo o Brasil recebem, nesta sexta-feira (9), mais de 5 bilhões de reais referentes ao primeiro decêndio de junho dos recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O dinheiro do FPM tem origem nos impostos arrecadados pelo governo federal, que são repassados às prefeituras a cada dez dias do mês (por isso o nome “decêndio”).
O valor dos repasses neste primeiro decêndio de junho revela uma queda de 30%, em relação ao mesmo período do mês passado.
Para o consultor de Orçamentos César Lima, a queda de 30% dos valores pagos - na comparação com o primeiro decêndio de maio - se deve (em parte) ao resultado do consumo registrado pelo comércio, na véspera do Dia das Mães. No entanto, a alta taxa de juros vem provocando desde o início do ano a diminuição do consumo, o que automaticamente faz reduzir a arrecadação dos impostos e a baixa dos valores do FPM neste período.
SONORA: César Lima, consultor de Orçamento
“Temos aí uma queda realmente bem expressiva, e que vem desde janeiro nesse mesmo viés de diminuição. Muito disso se dá, claro, pela alta taxa de juros que está sendo mantida no país, como uma forma de frear o consumo. E aí estamos vendo, realmente, o consumo sendo freado e representando aí uma menor arrecadação para o governo federal e, consequentemente, um menor resultado de FPM para os municípios.”
LOC: O FPM é uma das principais fontes de receita dos municípios. Conforme dados divulgados pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), o Fundo é a maior fonte de recursos para cerca de 60% das prefeituras de todo o Brasil.
Quando cai a arrecadação, a maioria dos gestores municipais enfrenta grandes dificuldades para manter as contas em dia. É o caso do prefeito de Alcantil (PB), Cícero José Fernandes do Carmo. Ele revelou que o seu município possui apenas 5.832 habitantes e depende 100% do FPM para sobreviver.
SONORA: Cícero José Fernandes do Carmo, prefeito de Alcantil (PB)
“Nosso município pequeno, é 100% repasse de FPM e ICMS. Não tem arrecadação, a arrecadação que tem é IPTU, que é muito pouco, muito baixa. Quando cai a arrecadação, o que acontece com o prefeito? Ah, não pode nem falar aqui, né?! Não fecha a conta.”
LOC: O dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios é creditado nas contas das prefeituras através do Banco do Brasil. Confira quanto o seu município está recebendo do FPM neste dia 9 de Junho, acessando o portal de notícias Brasil 61. Anote aí: www.brasil61.com (repetir)
Reportagem: José Roberto Azambuja