Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 08 de Julho de 2021, 12:27h, atualizado em 08 de Julho de 2021, 13:06h
LOC: Pela primeira vez, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, autorizou o uso das chamadas debêntures incentivadas para o financiamento de projetos de iluminação pública no País. Um dos empreendimentos selecionados foi na cidade de Petrolina, em Pernambuco.
A concessionária do serviço na cidade poderá captar até 28 milhões de reais no mercado financeiro para expandir e modernizar suas atividades.
Tiago Pontes, secretário nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, explica como os recursos poderão ser utilizados.
SONORA: TIAGO PONTES
"Esse valor será voltado à modernização e eficiência de toda a rede municipal de iluminação, além de implementação de sistema de telegestão e iluminação de pontos de destaque em pontos turísticos da cidade. São incentivos que vão, cada vez mais, melhorar a iluminação pública e facilitar a modernização do parque tecnológico."
LOC: Mas afinal, o que são essas tais debêntures? São títulos privados que permitem às empresas captarem dinheiro de investidores para financiar seus projetos. No caso das incentivadas, os recursos são utilizados necessariamente em obras de infraestrutura.
Como benefício, o investidor tem isenção ou redução do Imposto de Renda sobre os lucros obtidos na operação.
Além de Petrolina, a concessionária de iluminação pública de Uberlândia, em Minas Gerais, também foi autorizada a captar recursos para melhoria dos serviços.
Para saber mais sobre ações do Ministério do Desenvolvimento Regional no setor de iluminação pública, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Vicente Melo