Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 26 de Junho de 2022, 19:20h, atualizado em 26 de Junho de 2022, 20:58h
LOC.: É muito importante que as gestantes passem pelo pré-natal odontológico. E para incentivar os municípios a ampliar a oferta desse serviço, o Ministério da Saúde está premiando com mais recursos os municípios que alcançaram ou superaram as metas e garantiram atendimento pré-natal a pelo menos 43% das gestantes. Somente em 2022, são dez milhões e meio de reais a mais em investimentos dentro do Plano Nacional de Garantia do Pré Natal Odontológico.
Receberão o incentivo, 2.524 municípios de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Os recursos podem ser usados para oferta de insumos ou materiais educativos para as gestantes, capacitar profissionais de saúde a melhorar os padrões de atendimento oferecido, divulgar a importância da ida ao dentista durante a gestação.
Wellington Carvalho, coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, traz um importante aviso para as gestantes.
TEC./SONORA: Wellington Carvalho, coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.
“O Plano Nacional de Garantia do Pré-natal Odontológico é uma iniciativa do Ministério da Saúde para garantir que as mulheres tenham atendimento odontológico adequado durante a gestação. Esse atendimento é muito importante, deve fazer parte da rotina de consultas do pré-natal. Isso porque durante a gestação, algumas condições, doenças da boca, podem afetar a saúde da mãe e do bebê. Evidências científicas mostram que algumas condições como inflamação da gengiva, o que nós chamamos de doença periodontal, podem causar inclusive parto prematuro.”
LOC: Existe um mito de que gestante não pode fazer tratamento antes do parto. Mas não é verdade. Para tirar todas as dúvidas, o ideal é fazer o acompanhamento no SUS, durante o pré-natal.
A secretária municipal de Saúde de Santa Luzia, Claudia Gomes, já sabe o que fará com os recursos que vão chegar do Ministério da Saúde. O município está entre as dez cidades brasileiras que mais atendem gestantes com o pré-natal odontológico.
TEC./SONORA: Claudia Gomes, Secretária Municipal de Saúde de Santa Luzia do Norte.
“Esse programa é muito importante porque precisamos custear esses serviços. Reforçar um pouco mais esse serviços, garantir a compra de novos equipamentos, equipamentos diferenciados, fazer ações de promoção e prevenção de saúde. Para garantir um atendimento de qualidade nessas Unidades Básicas de Saúde para as gestantes. O custo é altíssimo e esse incentivo desse programa do pré-natal odontológico do Governo Federal irá ajudar ainda mais e reforçar ainda mais a atenção e os cuidados que as gestantes merecem.”
LOC.: Para realizar o pré-natal odontológico, a gestante deve procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e ser cadastrada na equipe de Saúde da Família (eSF) responsável pela área na qual a paciente mora. O ideal é que as consultas e exames sejam realizadas a cada trimestre ou quando for recomendado pelo cirurgião-dentista.
Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde: gov.br/saude.