
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O Hemocentro de Porto Alegre é responsável por captar doações de sangue na região metropolitana e no litoral da região. Torres, Capão da Canoa e Osório são alguns dos municípios atendidos pela unidade. No total, 40 hospitais, de diversas localidades, recebem sangue do Hemocentro de Porto Alegre. A coordenadora da unidade, Maristela Teixeira, destaca que são liberados veículos para o transporte das pessoas que tenham interesse em realizar doações. O hemocentro também possui uma unidade móvel, que vai aos municípios da região para realizar a coleta de sangue.
“Nós temos uma unidade móvel que é toda preparada, dentro das normas das boas práticas da Anvisa, para realizar a coleta de sangue nos municípios da nossa abrangência. Então, essa unidade móvel se desloca até o município. Nós temos uma agenda já prevista mensalmente. Vai com uma equipe técnica e lá são coletadas em torno de cem a 120 bolsas, durante o período do dia todo, no turno da manhã e da tarde.”
Segundo ela, o estoque de sangue da unidade necessita de mais atenção no período de férias. Para amenizar o problema são realizadas campanhas com a população, que costuma atender ao pedido. Nésio Marçal, de 60 anos, é pai de dois filhos e mora no Bairro Pitanga, no município de Osório, que fica pouco mais de 100 quilômetros de Porto Alegre. O corretor de imóveis incentiva todos a doarem sangue. E o apelo de Nésio vem trazendo resultados positivos.
“Eu, por ser um doador muito antigo, com mais de 115 doações de sangue, desde 1979, também incentivo muitas outras pessoas. Eu tenho o meu filho, que é doador de sangue, tenho uma filha que agora está com menos de 50 quilos e não está podendo doar, mas a minha esposa é doadora de sangue. E a vizinhança, todas as pessoas que eu consigo incentivar, eu levo para fazer a doação de sangue, dado a importância e a simplicidade que é de praticar esse gesto que salva muitas vidas.”
Doar sangue é um gesto de solidariedade. O Hemocentro de Porto Alegre está localizado na Avenida Bento Gonçalves, número 3722, no Bairro Paternon. O telefone para contato é o 3336-6755. Repetindo: 3336-6755. O horário de funcionamento é das oito da manhã às seis da tarde, de segunda a sexta-feira. Para ser um doador de sangue é necessário ter entre 16 a 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Outra característica do doador é que ele deve pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Vai ficar de fora dessa? Doar sangue é um gesto nobre e ajuda o próximo. Doe sangue e ajude a salvar vidas. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2025 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE