Foto: Reprodução/MIDR
Foto: Reprodução/MIDR

População do Nordeste aprova e elogia testes do Defesa Civil Alerta

Moradores e turistas relatam surpresa e aprovação ao receberem o alerta de demonstração enviado neste sábado (14) pela Defesa Civil Nacional


Moradores e turistas do Nordeste ainda comentam o susto — e a importância — do alerta que soou nos celulares no último sábado (14). A mensagem, enviada como parte do primeiro teste do Defesa Civil Alerta na região, surpreendeu, mobilizou e conscientizou a população para situações de risco. A ação do Governo Federal foi elogiada pela maioria dos que receberam o aviso.

A ação marcou uma nova fase do sistema nacional, que agora passa a operar também no Nordeste. Foram 36 municípios contemplados com o alerta de demonstração, ativado diretamente do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro Waldez Góes e outras autoridades.

Mesmo quem estava apenas de passagem foi impactado pela ferramenta. Noel dos Santos, morador de Santos (SP), estava a passeio em Sergipe quando recebeu o alerta em seu celular. “Eu sou turista, não moro aqui, mas pela geolocalização do meu celular fui avisado. Fiquei muito surpreso positivamente”, contou. O som característico do alerta, semelhante a uma sirene, também causou espanto.

O mestre de capoeira Raimundo dos Anjos, também de Salvador, disse ter levado um susto ao ouvir o barulho. “Na hora que eu ouvi a sirene, pensei que era o monumento aqui na minha frente desabando, saí correndo pra me proteger já", relatou.Justamente para evitar esse tipo de pânico e preparar a população para o novo sistema, técnicos da Defesa Civil Nacional percorreram as nove capitais nordestinas nas últimas semanas.

Durante essas visitas, apresentaram a ferramenta à imprensa local e reforçaram a importância dos alertas, contribuindo para a conscientização e familiarização da população com o novo recurso. A ferramenta, que será oficialmente implantada a partir do dia 18 de junho, utiliza tecnologia de transmissão via rede de telefonia celular e dispensa qualquer tipo de cadastro. As mensagens aparecerão diretamente nas telas dos celulares, com som audível mesmo que os aparelhos estejam no modo silencioso. 

A importância dos alertas já ficou clara com o alerta demonstração para Carlos Davi da Silva, também da capital baiana. “Achei muito importante. Mostrou que o governo se preocupa com a gente e, com certeza, vai evitar mortes e evitar que a gente perca nossas coisas, como nosso carro quando tiver chuva forte. É um exemplo de cidadania”, destacou.

A percepção do morador vai ao encontro da proposta do sistema, que busca justamente preparar a população para agir diante de riscos iminentes. Segundo o ministro Waldez Góes, o objetivo é garantir que as pessoas recebam os alertas com antecedência suficiente para agir com segurança. “Essa ferramenta foi criada para que o aviso chegue antes que o perigo alcance as pessoas. Nosso compromisso é salvar vidas, garantindo que a população receba alertas em tempo hábil para agir com segurança”, afirmou.

Ampliação para todo o Brasil

A etapa deste sábado fez parte do processo de nacionalização do sistema, que deve chegar a todo o país até o fim do ano. A iniciativa é resultado de uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e integra a estratégia do Governo Federal para prevenção de desastres e proteção da população. Como destacou o presidente do Cenad, Armin Braun, “a partir de agora, podemos considerar que a população nordestina está mais protegida frente a ameaças, fenômenos adversos e riscos de desastre.”

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, destacou o esforço das equipes na preparação dos estados para o uso do sistema. “Na semana passada, mais de 30 técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram em regiões do Norte e do Centro-Oeste realizando capacitações. A ideia é que, até o fim de agosto, possamos realizar novos testes e disponibilizar também a ferramenta Defesa Civil Alerta em todo o território nacional”, completou.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: Moradores e turistas do Nordeste ainda comentam o susto e a importância do alerta que soou nos celulares no último sábado, dia 14 de junho. A mensagem, enviada como parte do primeiro teste do sistema Defesa Civil Alerta na região, surpreendeu, mobilizou e conscientizou a população para situações de risco. O mestre de capoeira Raimundo dos Anjos estava em Salvador quando ouviu o alerta.
 

TEC./SONORA: RAIMUNDO DOS ANJOS

“Vi um negócio vermelho, num sei o que Defesa Civil, pensei que negócio louco é esse aqui? Aí eu me afastei, que eu vi a sirene, pensei meu Deus, fiquei olhando e pensei vai que esse monumento tá em risco de cair, já tá vindo um alerta pra todo mundo que encostar aí.”
 


LOC: O susto foi grande, mas a população aprovou a iniciativa. Em Salvador, Carlos Davi da Silva viu no alerta um sinal de organização e cidadania.
 

TEC./SONORA: CARLOS DAVI DA SILVA

“Eu tomei um susto, tava numa ligação, mas achei super importante. Isso mostra a organização da nossa cidade, do nosso estado. E, inclusive, a nossa cidadania esteja atenta. Isso vai evitar que as pessoas morram, que as pessoas percam o seu carro. E isso mostra uma preocupação com a gente.”


LOC: A ação marcou o início da nova fase do sistema nacional de alertas, que agora passa a operar também no Nordeste. Foram 36 municípios contemplados com o teste, acionado diretamente de Brasília, com a presença do presidente Lula, do ministro Waldez Góes e de outras autoridades. Mesmo quem estava só de passagem foi impactado. O turista Noel dos Santos, de São Paulo, estava passeando em um shopping em Sergipe quando recebeu a mensagem.

TEC./SONORA: NOEL DOS SANTOS

“Eu sou turista, moro na região de Santos, São Paulo, e estava aqui passeando no shopping, aqui na Praça da Alimentação, vim almoçar e, coincidentemente, recebi um alerta da Defesa Civil do Estado de Segifre, informando sobre o novo sistema de alerta. O telefone não é daqui de Segifre, porém, por geolocalização, que é um sistema muito interessante, mas muito importante, eu recebi esse alerta, mesmo não sendo morador da cidade. Eu achei bom.”
 


LOC: Justamente para evitar o pânico e preparar a população para esse novo sistema, técnicos da Defesa Civil Nacional percorreram as nove capitais nordestinas nas últimas semanas, apresentando a ferramenta à imprensa local e orientando sobre seu funcionamento. A ferramenta será implantada oficialmente no dia 18 de junho. O alerta é enviado diretamente para os celulares por geolocalização, sem necessidade de cadastro, e soa mesmo se o aparelho estiver no silencioso.O Defesa Civil Alerta é o aviso que chega antes que o perigo chegue até você. Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br