
Voltar
LOC.: O número de matrículas nos cursos de inteligência artificial oferecidos pelo SENAI cresceu cinco vezes em um ano. Em 2023, a instituição registrou 11,4 mil inscrições, contra 53,4 mil em 2024. O gerente de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Mateus Simões, atribui a alta demanda às novas tecnologias que surgem no mercado.
TEC./SONORA: Mateus Simões, gerente de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI
“O domínio de inteligência artificial no mercado atual não é uma opção, é uma exigência. Empresas que não utilizarem inteligência artificial como vantagem competitiva, como forma de trazer diferencial para os seus clientes, para os seus processos produtivos, colocam em risco a vida do negócio. Hoje é mais do que necessário aplicações em ambiente produtivo e em serviços administrativos e comerciais”
LOC.: Embora 82% dos brasileiros já tenham ouvido falar sobre inteligência artificial, apenas 54% entendem o que é o termo. Além disso, 70% dos usuários que lidam com ferramentas de IA relataram fazê-lo para apoiar atividades no trabalho, para se divertir no tempo livre e para estudar. Os dados são de uma pesquisa do Observatório Fundação Itaú e Datafolha. Diante deste cenário, o gerente de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Mateus Simões, ressalta que a carência de trabalhadores com letramento digital acaba se tornando uma oportunidade vantajosa.
TEC./SONORA: Julian Tonioli, CEO da consultoria empresarial Auddas
“As empresas ainda estão com dificuldade de achar profissionais com profundidade de conhecimento em aplicações de inteligência artificial. Para aqueles que querem se especializar nessa área, o mercado de trabalho com altíssimos salários é algo garantido”.
LOC.: Entre os cursos mais procurados no SENAI, estão Ética na Inteligência Artificial, Implantação de serviços de Inteligência Artificial e Digital Skills: Inteligência Artificial e ChatGPT. Para saber mais, acesse senai.portaldaindustria.com.br ou procure uma unidade perto de você.
Reportagem, Tácido Rodrigues