POLÍTICA: Lula vai assumir ministério da Casa Civil

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que Lula deve tomar posse como chefe da Casa Civil na próxima terça, dia 22

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assumir o ministério da Casa Civil. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira, pelo Palácio do Planalto. O atual ministro Jaques Wagner deixa o cargo para assumir a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República. A notícia de que Lula assumiria a Casa Civil foi antecipada, durante a manhã, pelo líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence, da Bahia. De acordo com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, Lula deve tomar posse como chefe da Casa Civil na próxima terça, dia 22.
Desde o início desta semana, a possibilidade do ex-presidente ser nomeado ministro de Dilma tem repercutido entre parlamentares governistas e de oposição. Na terça-feira, Lula se reuniu, por mais de quatro horas, com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada. Na manhã desta quarta, ele voltou ao palácio, por volta das 9 horas para participar de encontro com o atual ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, da Fazenda, Nelson Barbosa, e da Educação, Aloizio Mercadante.
O mercado financeiro reagiu negativamente ao anúncio de que Lula vai assumir a Casa Civil. O Dólar comercial está em alta de 1,49 por cento, cotado a R$ 3,81. A Bolsa de Valores de São Paulo opera em queda. Às 12h20, o índice registrava recuo de 0,74 por cento.

 

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.