Brasil - undefined·24 de agosto de 2016

POLÍCIA FEDERAL: Autonomia é fundamental para combate à corrupção, diz associação de delegados de Goiás

Por Agência do Rádio
Ouvir ·

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

REPÓRTER: O combate à corrupção é uma das principais frentes de trabalho da Polícia Federal (PF) no Brasil. Como a PF não é um órgão autônomo, está vinculada ao Ministério da Justiça, as investigações podem sofrer intervenção política, prejudicando o trabalho em andamento. Para coibir esse tipo de prática, a Polícia Federal busca por autonomia funcional e administrativa do Ministério da Justiça.
A medida é tratada na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 412, que tramita na Câmara dos Deputados. A PEC tem o apoio de diversas instituições, como a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (ADPE-GO). O presidente da entidade, Waldson Ribeiro, defende tanto a autonomia da Polícia Civil quanto a da Polícia Federal. Segundo ele, isso é fundamental para que as investigações não sejam direcionadas por interesses políticos.  
SONORA: Waldson Ribeiro, presidente da ADPE-GO
“Tendo a Polícia Federal autônoma, autossuficiente, ela não vai depender do Ministério da Justiça, que tenta direcionar. Nós acreditamos muito na direção da Polícia Federal através dos nossos colegas delegados de polícia".
REPÓRTER: Para que a PF seja autônoma, o primeiro passo é que a PEC 412 seja aprovada na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Você pode entrar em contato com os deputados federais e cobrar que votem a PEC que garante a autonomia da Polícia Federal. Saiba mais em: pecdapf.adpf.org.br
Reportagem, Bruna Goularte
SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page