PUBLICIDADE
Você deve conhecer pelo menos uma pessoa vegetariana – seja na família, no trabalho ou no seu círculo de amizade. E por certo essas dúvidas já fizeram parte de alguma conversa: o que significa ser vegetariano? Quais as classificações? Todo vegetariano é vegano, ou vice-versa? Como fazer as substituições adequadas? O Pausa para Saúde desta semana traz algumas dessas respostas em um bate-papo descontraído com especialistas. Acompanhe!
=============================================================================
LOC [ALINE]: Olá, como está sua semana? Chegou a hora de dar uma Pausa para Saúde. E hoje eu Aline do Valle e meu querido colega Janary Damacena vamos falar de um tema que costuma levantar muitas dúvidas: o vegetarianismo. Afinal, o que é ser um vegetariano? Quais as classificações? Todo vegetariano é vegano, ou vice-versa? Como fazer as substituições adequadas? Quer saber as respostas? Então aumente o som e venha com a gente!
LOC [JANARY]: E antes de começarmos efetivamente essa edição, eu já gostaria de agradecer a participação dos nossos convidados: o médico nutrólogo Durval Ribas Filho – presidente da Associação Brasileira de Nutrologia; também do Ricardo Laurino que é o atual presidente da Sociedade de Vegetarianismo Brasileira; e também da bióloga Camila Victorino e a economista Rebeca Souza. Muito obrigado por compartilharem do conhecimento e as experiências de vocês no mundo vegetariano.
LOC [ALINE]: Bom, e pra começar vamos tirar a primeira dúvida. Afinal, o que é ser vegetariano? Quem traz o conceito para gente é o Ricardo Laurino. Ricardo, existem variações do vegetarianismo, como que é?
01 TEC/SONORA: Ricardo Laurino, empresário. Presidente voluntário da Sociedade de Vegetarianismo Brasileira.
“Existe sim, Aline. Existe um gurada-chuva que agrega todo esse movimento vegetariano. Eu vou passar umas ideias principais pras pessoas entenderem. O vegetarianismo é basicamente alimentação à base de vegetais. Ele se restringe, ele se liga só a questão alimentar – o termo vegetariano. Dentro disso, surgiram pessoas que só comem produtos de origem vegetal, entretanto incluem leite, ovos, laticínios; aí você tem o grupo dos ovolactovegetarianos. Que no dia a dia, as pessoas chamam de vegetariano. Mas eles são ovolactovegetarianos. O Vegetariano não come nada de origem animal ele só come é produtos de origem vegetal”.
LOC [JANARY]: E o vegano, Ricardo?
02 TEC/SONORA: Ricardo Laurino, empresário. Presidente voluntário da Sociedade de Vegetarianismo Brasileira.
“O vegano estende essa visão de consumo de produtos que não tenham nada de origem animal para o restante do seu dos seus hábitos .Então no lazer ele não vai a zoológico, no vestuário ele não usa nada de produtos de origem animal – então não usa lã, não usa couro – evita produtos testados em animais. Então, o vegano ele tem uma alimentação vegetariana a base somente de vegetais, além de estender isso para o restante do dia a dia”.
LOC [JANARY]: Obrigado, Ricardo. E as decisões para aderir a esse estilo de vida são motivadas por diferentes fatores. Por exemplo, faz sete anos que a Rebeca Cruz decidiu ser ovolactovegetariana. Mas, como ela gosta de fazer exercícios físicos já ouviu muito aquele comentário: “vegetariano é muito fraco e não pode fazer atividade física”.
LOC [ALINE]: E Janary, também tem aquele: mas como você vive sem a proteína da carne? Rebeca, conta pra gente como você faz. Primeiro oi, né?
03 TEC/SONORA: Rebeca Cruz, 31. Economista.
“Oi Aline, oi Pedro, oi pra todo mundo que está ouvindo aqui o Podcast. Essa questão de ser vegetariana muita gente pergunta de onde vem essa proteína. Então eu faço exercício físico – já fui corredora mais fiel do que sou hoje - e nunca senti falta de carne por ser corredora. Eu tento sempre suplementar com ou grão-de-bico, ou cogumelo, tofu, o glúten. E eu nunca senti muita diferença não. Pra mim, tudo normal”.
LOC [JANARY]: Que bom, Rebeca. Muito obrigado por participar aqui com a gente.
04 TEC/SONORA: Rebeca Cruz, 31. Economista.
“Gente, obrigada pelo convite. É muito bom compartilhar meu estilo de vida com vocês”.
LOC [JANARY]: A gente que agradece, Rebeca. Mas vale lembrar que para os vegetarianos, o segredo da saúde balanceada está em consumir alimentos naturais e limitar o consumo de processados e, claro, ficar atento às substituições. Mas é bom reforçar que a Rebeca não tirou tudo isso da própria cabeça. Ela faz acompanhamento nutricional periodicamente.
LOC [ALINE]: Muito bem lembrado, Janary. É importante que as pessoas que optaram pelo vegetarianismo ou em serem veganos, fiquem atentos a determinados cuidados com a escolha dos alimentos, para que não falte nenhuma vitamina ou nutrientes ao corpo. E quem pode explicar mais pra gente é o Ricardo Laurino.
001 TEC/SONORA: Ricardo Laurino, empresário. Presidente voluntário da Sociedade de Vegetarianismo Brasileira.
“Todos os estudos mostram que a proteína é um mito realmente é super tranquilo a pessoa que o aporte de proteína o próprio arroz e feijão já são alimentos importantíssimos para quem come somente produtos de origem vegetal e seu aporte de proteínas. Outro ponto muita gente acha que o ferro pode ser complicado né, mas todos os estudos mostram também que o índice de anemia por conta de deficiência de ferro são muito parecidos entre as pessoas que comem carne e as pessoas que optam só por produtos de origem vegetal basta a pessoa comer bastante produtos vegetais diversificados né!? E dá uma atenção para falar das frutas e grãos integrais as leguminosas e a pessoa vai ter o aporte tranquilo sem o cálcio sem leite como é que eu vou ter esse aporte tem vários alimentos de origem vegetal que vou você tem esse aporte e os estudos não mostram uma diferença que possa ser destacada com pessoas que tomam ou não leite ou Laticínios né!? E aí vem eu acho que o principal que a B12 a B12 é uma é uma vitamina importante só encontrada em produtos de origem animal por que essas bactérias elas mesmo com cozimento você não desfaz boa parte das dessas bactérias que tenha B12 e o nosso sistema todo dia atualmente faz com que essas bactérias não sejam tão facilmente encontradas em produtos de origem vegetal Então os vegetarianos estritos importantes que acompanha B12 e façam algum tipo de complementação ou comum produtos enriquecidos com B12”.
LOC [JANARY]: Nesse ponto também é relevante deixarmos o ponto de vista do médico nutrólogo Durval Ribas Filho. Doutor, como a o senhor avalia a necessidade desses nutrientes?
05 TEC/SONORA: Durval Ribas Filho, médico nutrólogo. Presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.
“O que se observa na prática clínica e os exames e, logicamente, os estudos: os médicos nutrólogos não têm problemas quando esses pacientes eles consomem ovos e laticínios - que são os ovolactovegetarianos – eles provavelmente não terão nenhum problema efetivo. Por quê? Porque aí tem proteínas excelentes de origem animal”.
LOC [JANARY]: Então, como a gente ouviu por aqui, é necessário ficar atento aos exames e sempre prestar atenção às combinações entre os alimentos. E quem sabe dessa importância é a bióloga Camila Victorino, de 34 anos e que é vegana. Ela foi diagnosticada com Diabetes do tipo 1 há quase 17 anos. E hoje vai contar como concilia as duas coisas. E aí, Camila? Se apresenta pra gente.
06 TEC/SONORA: Camila Victorino, 34. Bióloga, mestre em fisiologia humana.
“Olá pessoal, eu sou a Camila Vitorino e eu gostaria muito de agradecer a Aline e o Pedro por terem me chamado hoje pra fazer essa entrevista. Pra minha sorte, quando eu virei vegana, a minha diabetes começou a melhorar muito. Claro que o veganismo não é um milagre! Eu continuo eu continuo tendo diabetes..., mas o que foi legal é que agora eu tenho mais qualidade de vida tendo essa dieta”.
LOC [ALINE]: Mas antes que você, diabético, abandone o tratamento e comece a ser vegano sem nenhuma orientação. Pare por aí! Orientação médica e especializada é fundamental para sua qualidade de vida e ajuda e evitar riscos à saúde. E só pra reforçar, a Camila faz acompanhamento médico periodicamente. Ela leva a alimentação muito a sério. Inclusive quer deixar mais um recado pra gente. Diga Camila.
09 TEC/SONORA: Camila Victorino, 34. Bióloga.
“Eu só queria deixar claro que essa dieta que eu sigo dentro do veganismo é uma dieta zero processados. Eu não como farinha branca, por exemplo. Se eu como alguma coisa doce eu tento utilizar frutas. Eu não uso adoçante artificial, eu não gosto. Porque o veganismo ele tem tudo processado também. Se você quiser comer um hambúrguer vegano, você come. Se você quiser comer um cachorro quente vegano, você come. E são produtos processados. Então não basta só você virar vegano, ou mesmo um vegetariano estrito. Ela pode. Só que se comer muitos processados - sorvete vegano, cachorro quente vegano todo dia -, aí eu acredito que talvez a pessoa não tenha todos os benefícios que eu tenho”.
LOC [ALINE]: Obrigada, Camila por compartilhar um pouquinho da sua experiência. Até mais e um ótimo restante de semana.
10 TEC/SONORA: Camila Victorino, 34. Bióloga.
“Até mais. Pra você também. Tchau”.
LOC [JANARY]: É claro que tanto a Camila quanto a Rebeca têm muito mais pra contar. Mas, nosso tempo não permite.
LOC [ALINE]: Se você optou recentemente por alguma das vertentes do vegetarianismo que falamos hoje, ou se pensa em aderir a esse tipo de dieta precisa estar atento aos cuidados: principalmente a reposição de nutrientes.
LOC [JANARY]: Isso mesmo, Aline. Não é porque ser vegetariano virou moda ou porque alguém famoso é ou ficou vegetariano que você deva ser. Não é mesmo, doutor Durval?
11 TEC/SONORA: Durval Ribas Filho, médico nutrólogo. Presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.
“Quanto mais restrição, evidentemente mais e mais cuidados com a saúde você tem que ter. Por isso que a gente tem uma frase da nutrologia – da Associação Brasileira de Nutrologia – que diz: Quem quer que seja o pai de uma doença, cuidado: porque a mãe pode ser uma dieta deficiente’. E essa deficiência pode ser pra mais ou pra menos”.
LOC [JANARY]: Sobre isso, o Ricardo também tem uma opinião que vale a gente destacar, não é mesmo Ricardo?
002 TEC/SONORA: Ricardo Laurino, empresário. Presidente voluntário da Sociedade de Vegetarianismo Brasileira.
“Em relação à questão de da moda vegetariana né as pessoas tirarem ou pelo menos a gente percebe muita gente querendo reduzir o consumo de produtos de origem animal eu vejo de duas formas é a primeira eu acho muito interessante porque quando você tem uma moda positiva que pode trazer benefícios para as pessoas ela tem que sim ela tem que ser valorizada e eu acho bacana é isso né a gente vê tanta moda ruim surgindo. Eu acho que esta na moda muito bacana mas como tudo não adianta ser só o oba-oba da moda é importante as pessoas terem informação né saberei o que que vem por trás disso né como ela pode trazer como ela pode receber todos esses benefícios para que essa moda se transforma em algo do hábito dela e que esse hábito possa trazer benefícios reais para o dia a dia dela”.
LOC [ALINE]: E isso vale para vegetarianos e não vegetarianos. O equilíbrio na ingestão de alimentos é essencial. E fica essa dica, então, para todos os interessados nesse estilo alimentar, não é mesmo Ricardo?
15 TEC/SONORA: Ricardo Laurino, empresário. Presidente voluntário da Sociedade de Vegetarianismo Brasileira.
“Claro, Aline! E quero inclusive agradecer a oportunidade. É sempre muito importante a gente ressaltar que é super viável, cada vez mais as pessoas estão percebendo como é possível e saudável você ter esse tipo de alimentação. Acho que não poderia deixar de falar numa conversa com um veículo ligado ao Ministério da Saúde, né?”
LOC [ALINE]: Falar de saúde é sempre muito bom. E aí, Janary, já acabou nosso programa?
LOC [JANARY]: Infelizmente sim, Aline. O Pausa para Saúde está encerrando. Para você que nos ouve, uma ótima semana semana. E se quiser ouvir outros programas e acompanhar nosso Podcast de pertinho, é só ficar e olho nas nossas redes sociais. Facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude.
LOC [ALINE]: E é possível participar deste podcast! Basta enviar uma mensagem pro nosso WhatsApp pelo telefone (61) 9-9288-9677. Mande em formato dizendo formato de áudio dizendo o seu nome, cidade e estado. Exemplo: Meu nome é Aline do Valle, sou de Brasília, Distrito Federal. E então, fale sua dúvida ou sugestão de tema para o Podcast. Lembrando: nosso telefone é (61) 9-9288-9677. Obrigada pela companhia, uma grande abraço e até semana que vem!
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2025 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE