A plataforma SESI Viva+, lançada no mês passado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) deve facilitar o acesso a informações e auxiliar gestores na tomada de decisões sobre investimentos em segurança e saúde dos trabalhadores das indústrias do estado. A plataforma pode ser acessada pela internet e também como aplicativo para celular, nas versões para o empregado e para o empregador.
A coordenadora de Saúde da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Sendi Lopes, explica que com o auxílio da ferramenta as indústrias terão impactos financeiros positivos, já que a gestão se tornará mais eficiente e, consequentemente, reduzirá custos com a saúde.
“Geralmente os recursos para se investir são escassos e as empresas têm muitas dúvidas de onde fazer os seus investimentos relacionados à saúde. Uma plataforma que apoie nessa decisão, certamente vai gerar programas de saúde mais específicos, mais assertivos e com melhor retorno para a empresa e para o trabalhador.”
O SESI Viva+ reúne um conjunto de ferramentas para interação entre empresa e empregados e está integrado ao eSocial, sistema que padroniza e torna 100% digital a comunicação de todas as informações trabalhistas. A coordenadora de Recursos Humanos da Koerich Telecom, Claudia Koerich, explica que a empresa já aderiu à plataforma e espera melhorar ainda mais a gestão de saúde.
“A gente vem fazendo esse trabalho de acompanhamento de todos os riscos, reduzindo. Com a chegada do eSocial esse trabalho vai ter que ser feito mais forte e a plataforma Viva+ vem para nos ajudar nesse processo e diminuir os riscos.”
Além da plataforma SESI Viva+, outras medidas estão sendo estudadas pela indústria para aumentar a produtividade com a garantia de um ambiente saudável ao trabalhador. Por isso, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) identificou e encaminhou aos candidatos à Presidência uma série de propostas para a modernização previdenciária e da saúde e segurança do trabalhador. Entre as medidas está a participação das empresas na perícia médica do INSS, realizada quando o trabalhador precisa se afastar.
Reportagem, Aline Dias