O estado do Piauí vai receber recursos para a expansão de serviços de saúde. Na cidade de Parnaíba, por exemplo, foram autorizados 30 milhões de reais para reformar e ampliar o Hospital Dirceu Arcoverde. Já a Maternidade Marques Basto vai receber um acelerador linear, equipamento de radioterapia para tratamento de câncer. Na capital Teresina, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, autorizou o repasse de mais de 2,5 milhões de reais para a construção e compra de equipamentos do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo. Ricardo Barros destacou a importância dos recursos.
“São recursos fundamentais para a melhoria da qualidade de atendimento de saúde aqui no Estado do Piauí. O projeto está aqui, sendo demonstrado às pessoas. O sistema do Ministério está aberto para a inclusão da proposta. Assinaremos o contrato através da Caixa Econômica para os repasses dos recursos, e ela fiscalizará a obra e aprovará o projeto”.
O Centro Integrado de Atenção à Saúde da Mulher vai se tornar um espaço de referência no atendimento à população feminina, oferecendo tratamentos e exames especializados. A nova unidade ficará anexa ao Centro Lineu Araújo, uma policlínica de gestão municipal e terá como público-alvo as mulheres a partir dos 14 anos até a terceira idade. O atendimento será feito por uma equipe multiprofissional, de áreas como ginecologia, mastologia, radiologia e ultrassom. Também vão ser ofertados serviços de prevenção e diagnóstico das principais doenças que acometem o público feminino, como câncer de mama e o câncer de colo de útero.
Reportagem, Luiz Philipe Leite.